Oficinas de base: agricultores familiares reúnem-se em João Pessoa para discutir os desafios e potencialidades da Agricultura Familiar na Paraíba

foto: Mabel Dias

A segunda etapa das oficinas de base foi finalizada nesta quinta-feira (16) no auditório da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB), em João Pessoa. Foram três dias de intensas discussões sobre os desafios e oportunidades para a Agricultura Familiar paraibana, que reuniu agricultoras e agricultores familiares dos territórios do Curimataú, Piemonte da Borborema e Borborema.

As oficinas de base são realizadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e as Federações nos 27 estados brasileiros, em parceria com o SENAR. Nesta segunda etapa, devem ser realizadas 116 oficinas de base. Os principais temas discutidos em João Pessoa foram as eleições 2022, democracia, comunicação, desafios e potencialidades para ação sindical e a agricultura familiar, sustentabilidade político-financeira e ações para um desenvolvimento rural sustentável e solidário.

“O principal objetivo das oficinas de base é discutir a organização sindical e a Campanha Sindicato de Portas Abertas, revendo o planejamento das primeiras oficinas, realizadas em 2019, e por isso, precisamos ouvir nossos dirigentes sindicais, ouvir a base, os trabalhadores rurais e a partir daí nos planejarmos para o futuro. O segundo objetivo é discutir as eleições de 2022, analisando o que nós, dirigentes sindicais, queremos como projeto político para um futuro bem próximo, e que contemple a agricultura familiar, desde o partido mais conservador até o mais libertário”, informou o secretário de Política Agrícola da CONTAG, Alair dos Santos.

Para a secretária geral da FETAG-PB, Cleide Araújo, os objetivos com as oficinas de base em João Pessoa foram alcançados. “O sentimento é de realização e de que alcançamos os nossos objetivos nesta oficina. Estamos com um público bom, interessado, e percebe-se que eles se identificaram com o que trouxemos e o que eles vão levando em relação as temáticas que foram discutidas aqui. Outras oficinas serão realizadas no estado, duas em Lagoa Seca, mais uma em Patos e a final em João Pessoa. A Contag vem colaborando com a organização das oficinas, assim como a nossa Federação, na pessoa do presidente Liberalino Ferreira e de seus assessores.”, afirmou Cleide.

Para facilitar as discussões, foram formados Grupos de Trabalho (GTs), de acordo com os territórios presentes, gerando importantes encaminhamentos, que vão contribuir na elaboração de um Plano de Ação da Agricultura Familiar na Paraíba, de acordo com as prioridades apontadas pelos agricultores e agricultoras familiares na oficina.

Foto: Mabel Dias

As oficinas de base também foi o momento dos trabalhadores e trabalhadoras rurais esclarecerem suas dúvidas sobre o novo Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), que subsitutiu a DAP, e conhecer mais a realidade da Paraíba, através dos dados sócio econômicos, como estimativa da população rural por sexo, idade, raça/cor, quantidade de benefícios previdenciários, número de famílias com CAFs, área ocupada pelos estabelecimentos agropecuários, número de estabelecimentos da agricultura familiar, número de assentamentos e de assentadas/os, dentre outros. As informações foram repassadas pelo assessor da CONTAG, Ronaldo Ramos.

A próxima oficina de base na Paraíba deve ser realizada no mês de julho no município de Lagoa Seca.

Mabel Dias – assessoria de comunicação da FETAG-PB

Publicações relacionadas