FETAG-PB conclui mais uma Oficina de Base em João Pessoa

Foto: Mabel Dias

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB) finalizou nesta quinta-feira (21) a quarta Oficina de Base, na cidade de João Pessoa. Estas Oficinas fazem parte da segunda etapa de formação, promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), em parceria com o SENAR.

Participaram da atividade agricultoras e agricultores das regiões do Cariri Ocidental e Cariri Oriental. Durante três dias, os dirigentes sindicais dialogaram e planejaram ações para suas regiões, com base no desenvolvimento rural sustentável do campo na Paraíba. A próxima Oficina deve ser realizada na cidade de Patos, em agosto.

“A oficina foi ótima, muito produtiva! Os participantes elaboraram propostas importantes para a agricultura familiar, com base no contexto atual que estamos vivenciando no Brasil, com muitos desafios para as trabalhadoras e os trabalhadores rurais. Agora, é levar estas propostas para a base e colocá-las em prática, de acordo com a campanha nacional sindicatos de portas abertas e outros programas estratégicos da luta sindical que apresentamos aqui na Paraíba”, afirmou o secretário da Terceira Idade da CONTAG, Antônio Oliveira. O assessor da CONTAG, Arnaldo Brito foi um dos coordenadores da Oficina em João Pessoa, em conjunto com a coordenação organizada pela FETAG-PB, formada pela secretária geral, Cleide Araújo, as secretárias de mulheres, Ivanete Leandro e Marleide Fernandes, a primeira secretária geral, Iara Enéas, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Queimadas, Maria Anunciada e a assessora técnica, Fátima Elias.

Durante a Oficina, foram apresentados os dados sócio-econômicos das regiões do Cariri Oriental e Cariri Ocidental, pela consultora Luciana Waclawovsky, como população urbana e rural, estimativa da população por sexo, idade, cor e raça, quantidade de benefícios previdenciários, quantidade de famílias com DAP, área ocupada pelos estabelecimentos agropecuários, quantidade de estabelecimentos da agricultura familiar, entre outros.

Os principais pontos discutidos pelas trabalhadoras e trabalhadores rurais durante a oficina foram as eleições 2022, democracia e os projetos políticos em disputa e a agricultura familiar, sustentabilidade político-financeira do movimento sindical rural, e por fim, foram delineadas as ações para um desenvolvimento rural sustentável e solidário.

As principais propostas apresentadas pelos agricultores e as agricultoras familiares na Oficina de Base, em João Pessoa, foram fortalecimento da organização do movimento na base, formação e capacitação de lideranças, dirigentes e funcionárias/os, recadastramento sindical, adesão ao fundo de amparo social, fortalecimento do associativismo e cooperativismo, realização de feiras da agricultura familiar nos municípios e realização de assistência técnica.

Mabel Dias – Assessora de Comunicação da FETAG-PB

 

Publicações relacionadas