Candidatos ao governo do Estado da Paraíba participam de debate promovido pela FETAG-PB

Foto: Mabel Dias

Dirigentes sindicais rurais e trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares de diversas cidades da Paraíba participaram nesta quarta-feira (21) de um debate com os candidatos e a candidata ao governo do Estado nas eleições 2022, promovido pela FETAG-PB, em João Pessoa.

O auditório da Federação recebeu mais de 500 agricultores e agricultoras familiares que vieram conhecer as propostas dos candidatos e da candidata ao Poder Executivo paraibano, voltadas à agricultura familiar. Em todos os pleitos eleitorais, a FETAG-PB realiza debates políticos, como meio de fortalecer a democracia e fazer com que os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares possam escolher seus candidatos/as de maneira consciente.

Todos os candidatos foram convidados, no entanto, apenas o atual governador do Estado, João Azevedo (PSB), Adjany Simplício (PSOL), Antônio Nascimento (PSTU), Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e Major Fábio (PRTB) compareceram à FETAG-PB. Pedro Cunha Lima (PSDB) e Nilvan Ferreira (PL) justificaram a ausência.

“Essa é uma das eleições mais importantes para o Brasil e para a Paraíba. Nós vamos escolher não só o governador, mas deputados, senadores e o presidente da República. Por isso, a importância do nosso voto, não só como dirigente sindical, mas despertar os nossos companheiros lá na base para que todos vão às urnas para eleger o melhor candidato que defenda a pauta da agricultura familiar, responsável por 70% dos alimentos que chegam à mesa do brasileiro. O que for apresentado aqui hoje, nós vamos cobrar”, ressaltou o presidente da FETAG-PB, Liberalino Ferreira.

A diretoria da Federação elaborou uma pauta de reivindicações, a partir de propostas apresentadas pelos agricultores e as agricultoras familiares, que se concentraram na regularização de terras, saneamento rural, segurança pública, assistência técnica, combate à violência contra as mulheres, educação, saúde, segurança hídrica, dentre outras. Todos os candidatos receberam a pauta dos agricultores familiares, além das Cartas Compromisso da Marcha das Margaridas e de Combate à Violência no Campo, que foram lidas pela secretária de Mulheres da FETAG-PB, Ivanete Leandro.

O debate ocorreu em dois blocos e foi coordenado pelos assessores jurídicos da Federação, Geane Lucena e Bruno Braga. As perguntas apresentadas foram elaboradas com base na pauta de reivindicações, organizada pela diretoria da FETAG-PB a partir das indicações da base. Houve sorteio do/a candidato/a que iria responder e do/a candidato/a que iria comentar a pergunta realizada pela assessoria jurídica da FETAG-PB.

Foto: Mabel Dias

Veneziano Vital do Rêgo, candidato ao governo pelo MDB, disse que vai valorizar a agricultura familiar na Paraíba e se empenhar para trazer as águas do rio São Francisco para o semiárido, beneficiando os agricultores. O candidato disse ainda que vai fortalecer a EMPAER, oferecer recursos para a produção de alimentos orgânicos e promover uma política de incentivo fiscal para não cobrar tributos sobre os produtos da agricultura familiar.

O atual governador e candidato a reeleição, João Azevedo (PSB) citou as ações que o seu governo tem realizado em prol dos agricultores familiares no âmbito do programa Cooperar e dos projetos desenvolvidos pela Secretaria da Agricultura Familiar, como o Procase, Incluir, Paraíba Rural Sustentável e o ParaíbaTec Agricultura Familiar, que em parceria com a Secretaria de Educação estadual, oferece cursos e capacitações aos agricultores familiares para o aperfeiçoamento da sua produção. Ao final do debate, o governador reuniu-se com assentados rurais da Fazenda Dois Rios, em Caaporã, para explicar como está a situação da regularização fundiária da área ocupada pelas famílias há mais de sete anos e reafirmou o compromisso do governo do Estado com esta questão.

O candidato do PRTB, Major Fábio,centrou suas propostas na área da segurança, afirmando ser especialista nesta questão por ser policial militar. Ele também frisou a importância da EMPAER para os trabalhadores rurais e disse que pretende firmar parcerias com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na área de tecnologia, que para ele, é fundamental para o desenvolvimento da produção rural no Estado.

Adjany Simplício, candidata do PSOL, afirmou que a luta do campo e a alimentação livre de agrotóxicos são prioridades em seu plano de governo. A candidata reafirmou seu compromisso com a categoria dos agricultores familiares e ressaltou a importância da Marcha das Margaridas como símbolo de resistência e luta das trabalhadoras do campo, se comprometendo com os 4 eixos apresentados na carta compromisso da Marcha, no combate à violência no campo e pelo fortalecimento da agricultura familiar na Paraíba.

Por sua vez, Antônio Nascimento, do PSTU, também ressaltou a importância da categoria dos agricultores e agricultoras familiares para o desenvolvimento do Estado e frisou a necessidade da realização de concurso público para órgãos como a EMPAER, que ofereça assistência técnica pública e de qualidade nas terras da mulher e do homem do campo e a efetivação da transposição das águas do rio São Francisco, que beneficie efetivamente o pequeno e médio agricultor.

Mabel Dias – Assessoria de Comunicação da FETAG-PB

 

Publicações relacionadas