Em audiência com o Ministério da Agricultura, CONTAG apresenta problemas no CAF

Na busca de soluções para as mais diversas questões que estão pendentes em relação ao processo de emissão do CAF, a CONTAG por intermédio da Secretaria de Política Agrícola participou de uma audiência com a COCAF/SAF/Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), onde apresentou uma demanda de 18 itens a serem resolvidos com urgência para não penalizar os(as) agricultores (as) nas mais diversas regiões e atividades agropecuárias no Brasil.

A COCAF por sua vez apresentou um quadro preocupante, onde boa parte da demanda da Confederação encontre-se numa “fila de prioridades” sem um tempo determinado para serem resolvidas, pois tem um quadro deficitário no número de funcionários(as) para dar agilidade aos procedimentos.

A secretária de Política Agrícola Vânia Marques Pinto, cobrou da coordenação nacional da COCAF, agilidade no processo.

“Boa parte da agricultura familiar está sendo penalizada em decorrência das demandas do calendário de plantio e consecutivamente no acesso às políticas públicas e programas”, enfatiza a secretária.

Como encaminhamento foi enviado para COCAF uma lista com prioridades para o momento, deixando bem claro que outras demandas surgirão e que o empenho por parte do governo federal é fundamental para que os prejuízos não sejam maiores.

Outra decisão foi que a CONTAG agendará uma reunião presencial com a diretoria do MAPA, para que sejam tomadas providências que resolvam em caráter de urgência essas demandas.

Fonte: Secretaria de Política Agrícola da CONTAG

Publicações relacionadas