Em reunião com agricultores familiares, FETAG-PB anuncia desapropriação das terras da Fazenda Dois Rios

Foto:Mabel Dias

Após uma espera de 7 anos, os trabalhadores rurais que ocupam as terras da fazenda Dois Rios, no município de Caaporã, tiveram uma boa notícia nesta quinta-feira (1°) durante reunião realizada no auditório da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB).

As 60 famílias que firmaram moradia nessas terras e cultivam diversas plantações para subsistência familiar podem agora respirar tranquilas, pois deverão conseguir a posse definitiva das terras. O anúncio foi feito pelo presidente da FETAG-PB, Liberalino Lucena, e os assessores jurídicos da Federação. Segundo Bruno Braga, assessor jurídico da FETAG-PB, ficou determinado em reunião realizada na quarta-feira (30) na Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (CINEP) que cada família ficará com 3 hectares, totalizando 180 hectares. Além disso, também foi destinado a elas mais 5 hectares da propriedade de uma área condominial, onde poderá ser construído cooperativas ou centrais de distribuição dos alimentos cultivados pelos agricultores familiares. O governo da Paraíba prevê a construção de um porto seco no local, o que deve beneficiar ainda mais os agricultores e as agricultoras familiares.

O presidente da Associação dos Posseiros da Fazenda Dois Rios, Francisco José de Sousa, comemorou a decisão e afirmou que a espera valeu a pena. “A nossa luta, dos trabalhadores rurais valeu a pena, foi muito importante. Agradecemos a FETAG pelo trabalho que ela fez, honroso, com a consciência de nos ajudar e conseguimos a vitória, com o sindicato e associação dos pequenos produtores rurais da Paraíba”, celebrou.

O assessor jurídico da FETAG-PB explicou ainda que a CINEP e a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar dará início a desapropriação das terras da fazenda Dois Rios, que será oficializado através de decreto governamental, a ser publicado no Diário Oficial do Estado da Paraíba.

Fotos: Mabel Dias

Os trabalhadores rurais assentados estão organizados em uma Associação, a APRORIOS – Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Fazenda Dois Rios, e cultivam uma área de 180 hectares com diversas culturas, às margens da PB 044, território da Zona da Mata Sul da Paraíba, integrado por treze municípios, situados na Mesorregião da Mata Paraibana do Nordeste brasileiro. Essa região traz consigo uma história de organização e lutas dos movimentos sociais e do sindicalismo rural, motivados por direitos civis, com o processo de Reforma Agrária, promovendo a justiça social com o desenvolvimento humano que viabiliza a inclusão de categorias exploradas e invisíveis para as políticas públicas, a exemplo da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária.

A FETAG-PB acompanha estes trabalhadores rurais há 3 anos, através da Secretaria da Agricultura Familiar da Federação, que tem como secretário João Antônio Alves e como assessor técnico, Ivanildo Pereira Dantas.

Mabel Dias – assessoria de comunicação da FETAG-PB

Publicações relacionadas