Conselho Deliberativo da CONTAG debate e aprova ações para o fortalecimento da Agricultura Familiar

Nesta quarta-feira (23) e na terça-feira (22) foi realizada a última reunião do ano da Assembleia Geral do Conselho Deliberativo da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), de forma presencial, com a participação de mais de 100 delegados e delegadas das 27 Federações filiadas à Confederação. A FETAG-PB esteve presente.

A abertura contou com a saudação do presidente da CONTAG, Aristides Santos e da secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.

Em seguida foi feita a leitura do Edital de Convocação; a apresentação da programação; a apreciação e aprovação da ata da assembleia geral extraordinária realizada em 1⁰ de setembro de 2022.

O Conselho seguiu com a apresentação da previsão orçamentária para 2023, apresentação do planejamento anual de atividades do próximo ano e um chamado para o 4º Festival Nacional da Juventude Rural e para a 7ª Marcha das Margaridas.

Na quarta-feira (23), os(as) participantes apreciaram uma análise de conjuntura sobre o “Brasil que sai das Eleições 2022 e os desafios a serem superados pelo governo Lula”, com o assessor da Presidência da CONTAG, Givanilson Porfírio (Gil).

No 2º dia do Conselho também entrou em pauta o anúncio do aniversário de 60 anos da CONTAG e o lançamento do vídeo Terra Limpa.

Ao longo dos dois dias também foram apresentados informes sobre os cursos Inovar (Plataforma AVAR), ); o INSS DIGITAL e Lei 14.438/2022; as publicações sobre a organização sindical e o mapa da situação do registro sindical do MSTTR; e o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

Vale ressaltar que a convite da CONTAG estiveram no Conselho várias lideranças políticas, dentre elas o recém-eleito senador Beto Faro (PT|PA), os reeleitos deputados federais Carlos Veras (PT|PE), Bohn Gass (PT|RS), Heitor Schuch (PSB|RS) e Daniel Almeida (PCdoB|BA), o deputado federal Vilson da FETAEMG (PSB|MG), os reeleitos deputados estaduais Dilvanda Faro (PT|PA) e Elton Weber (PSB|RS) e a deputada estadual e também delegada no Conselho da CONTAG Elisângela Moura (PCdoB|PI), além de representantes da CUT e da CTB.

Ao final, a Diretoria da CONTAG deixou sua mensagem aos presentes e avaliou o Conselho.

“Com muito êxito conseguimos realizar o primeiro Conselho presencial após o período mais crítico da pandemia e através da nossa unidade aprovar ações interna e externas como o planejamento anual de atividades da CONTAG para 2023 e a mobilização rumo ao 4º Festival Nacional da Juventude Rural e à 7ª Marcha das Margaridas. Importantes decisões que se dão num momento de esperançar no Brasil com a eleição do presidente Lula. Um momento importante da nossa democracia, mas que nos desafia a enfrentar o desmonte de políticas públicas dos últimos anos e implementar a pauta da agricultura familiar e a defendida pela classe trabalhadora e pelos movimentos sociais, mesmo diante de um Congresso Nacional com algumas lideranças reacionárias. Enquanto Sistema Confederativo, estamos prontos para cumprir o nosso papel e ajudar a reconstruir o Brasil”, frisa o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

“O primeiro Conselho Deliberativo presencial após quase 3 anos devido a pandemia foi muito importante para o reencontro dos(as) dirigentes sindicais das Federações filiadas, que na ocasião debateram  e encaminharam importantes ações para o fortalecimento do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG), como a aprovação por unanimidade da previsão orçamentária e Planejamento anual para 2023 e a reafirmação do compromisso com a realização dos duas grandes ações de massa para 2023: O 4º Festival Nacional da Juventude e 7ª Marcha das Margaridas. Além disso houve um importante debate sobre a atual conjuntura e o apoio político do Sistema Confederativo para a eleição do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva”, avalia a secretária Geral da CONTAG, Thaisa Daiane.

Confira no link um dos momentos de chamada para a 7ª Marcha das Margaridas e para o 4⁰ festival Nacional da Juventude Rural no Conselho Deliberativo. AQUI

COLETIVOS ANTECEDEM A REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DA CONTAG

Antes da Assembleia Geral do Conselho Deliberativo da CONTAG, foram realizadas quatro reuniões também no CESIR/CONTAG, em Brasília. Nos dias 21 e no período da manhã do dia 22, a Confederação realizou as últimas reuniões do ano dos Coletivos Nacionais de Finanças e de Formação e Organização Sindical, da Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNJTTR) e da Coordenação Ampliada da Marcha das Margaridas 2023, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

COLETIVO DE FINANÇAS

Com o objetivo de construir estratégias de permitam aprimorar a organização e a gestão sindical, com eficácia e eficiência, de maneira contínua e sustentável, foi realizado o Encontro Nacional sobre Organização e Gestão Sindical. O encontro contou com profundos debates sobre a sustentabilidade político-financeira, sobre o Fundo de Amparo Social, oficinas de base, sobre o Curso de Formação em Organização e Gestão Sindical, entrega dos kits de equipamentos de informática, entre outros temas. Outros temas do encontro foram tratados na programação do Conselho Deliberativo da CONTAG, a exemplo da previsão orçamentária para 2023.

O secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Souto, fez uma avaliação altamente positiva sobre o conteúdo, objetivos e encaminhamentos da reunião com o Coletivo Nacional de Finanças. “Nós focamos no eixo principal que é a Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas. A avaliação feita é que a campanha está atualizada, ativa e que não precisa de ajustes. A partir de 2023 precisamos retomar com força a campanha buscando priorizar elementos fundamentais, a exemplo do aumento da sindicalização, melhorar as outras formas de arrecadação e a regularização das entidades sindicais. Fizemos também a avaliação de outras iniciativas que estamos trabalhando, a exemplo dos kits de informática que estamos entregando aos Sindicatos numa parceria entre a CONTAG e o SENAR. Para 2023, a sustentabilidade político-financeira será o carro chefe e o coração da CONTAG. É preciso trabalhar uma boa política sindical para atrair mais associados/as e fortalecer as nossas entidades”.

COLETIVO DE FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO SINDICAL

A reunião reuniu os secretários e secretárias de Formação e Organização Sindical das Federações de todo o País e teve como objetivo fazer um balanço reflexivo do ano de 2022 considerando as aprendizagens e os desafios do contexto político-eleitoral; debater sobre a atualização da Política Nacional de Formação e do Itinerário Formativo da ENFOC; apresentar as atividades prioritárias previstas para 2023; e socializar levantamento sobre registro sindical no Brasil.

“Fechamos o ano fazendo uma avaliação de todo o contexto da conjuntura, a nossa participação nesse processo enquanto organização sindical e enquanto secretários e secretárias de Formação de todas as Federações do Brasil. Segundo, fizemos uma avaliação sobre a Política Nacional de Formação (PNF), que é um instrumento que define as diretrizes necessárias e que afirma a nossa posição e concepção do que significa fazer formação. E, nesse momento da conjuntura, de retomada da democracia, nós fizemos a reflexão sobre alguns ajustes na PNF a partir de uma proposta já elaborada sobre as suas ações e estratégia política. Também fizemos um debate sobre o itinerário pedagógico da ENFOC. Chegamos à conclusão de que é preciso fazer algumas reformulações no sentido de dar conta da conjuntura, e de reforçar a questão do trabalho de base. Foi criada uma comissão com representantes das cinco regiões para concluir essa proposta. Em fevereiro teremos mais uma reunião do Coletivo justamente para fechar esse itinerário e organizar todo o planejamento do ano de 2023”, avaliou o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva.

REUNIÃO DA COMISSÃO NACIONAL DE JOVENS

A Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNJTTR) esteve reunida na Oficina Metodológica de Construção do 4º Festival Nacional da Juventude Rural. Foram debatidos e construídos o calendário das próximas atividades de formação, mobilização e planejamento, a matriz pedagógica, definição de compromissos sobre a infraestrutura, visita ao Pavilhão do Parque da Cidade, entre outras questões relacionadas ao 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que ocorrerá de 25 a 27 de abril de 2023.

“O nosso principal objetivo era discutir com a Comissão os pontos relacionados ao 4º Festival Nacional da Juventude Rural. Foi uma construção muito positiva, com uma contribuição enorme. Saíram muitos encaminhamentos importantes sobre a logística, infraestrutura e avançamos na definição da programação do Festival. Tivemos a oportunidade de fazer uma visita ao Pavilhão do Parque da Cidade, local que vamos realizar o evento. Temos um novo encontro marcado para fevereiro de 2023, depois da realização de todos os Festivais Regionais, para um curso de teatro político e também para organizar a pauta de reivindicações e de propostas da juventude. Em março de 2023, durante a reunião do Conselho Deliberativo da CONTAG, vamos fazer a entrega da pauta ao governo e ao Congresso Nacional”, destacou a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon.

REUNIÃO DA COORDENAÇÃO AMPLIADA DA MARCHA DAS MARGARIDAS 2023

A última reunião do ano da Comissão Nacional de Mulheres e da Coordenação Ampliada da Marcha das Margaridas 2023 teve como objetivos a atualização da conjuntura identificando os seus impactos para a luta das mulheres e para a construção da Marcha das Margaridas 2023; socialização e pactuação dos acúmulos da construção da Marcha; realização de balanço político das ações desenvolvidas até 2022; e pactuação coletiva das estratégias de mobilização e realização da Marcha no próximo ano.

Segundo a secretária de Mulheres da CONTAG e coordenadora geral da Marcha das Margaridas, Mazé Morais, nesta reunião, foram definidas várias questões importantes e aprovadas várias estratégias. “Em todas as nossas reuniões dialogamos sobre o momento conjuntural para nos ajudar a planejar os próximos passos. As mulheres já saíram animadas depois desses dias com o cartaz pronto, onde já lançamos a identidade visual e o lema da Marcha das Margaridas 2023: ‘Margaridas em marcha pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver’. Definimos um pouco mais sobre os eixos temáticos, que pretendemos fechar na próxima oficina no final de janeiro de 2023. Aproveitamos para entregar os talões da Ação entre Amigas e Amigos da Marcha das Margaridas. E o mais importante foi ver a animação da mulherada nesse processo de construção, já com material para dar continuidade às atividades formativas e de mobilização.”

Fonte: Comunicação CONTAG – Barack Fernandes e Verônica Tozzi

 

 

Publicações relacionadas