Exposição leva produção da juventude rural à Câmara dos Deputados

 

Mostra reúne produtos de jovens de 26 estados e do Distrito Federal com o objetivo de chamar a atenção dos parlamentares para a importância da sucessão rural

De 28 a 30 de março acontece, no espaço Mário Covas, na Câmara dos Deputados, a Exposição “Juventude Rural: semeando resistência e cultivando um mundo novo”. A mostra contará com produtos da juventude rural de todo o Brasil e tem como objetivo chamar a atenção dos parlamentares sobre a importância de inovações legislativas e de políticas públicas que promovam a sucessão rural.

Atualmente, mais de 7 milhões de jovens vivem no campo (dados do IBGE) e enfrentam muitos desafios, a exemplo de falta de moradia e de acesso a serviços públicos (saúde, educação, crédito, assistência técnica, esporte e cultura). Segundo dados do Censo Agropecuário 2017, mais de dois milhões de pessoas, entre 15 e 29 anos, deixaram os municípios rurais entre 2010 e 2017. A importância da temática também será apresentada aos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco.

“Precisamos entender que a sucessão rural é uma questão de toda a sociedade. O jovem do campo, que encontra condições dignas para viver e produzir, contribui para a segurança e a soberania alimentar do País. Ele não será obrigado a buscar oportunidades nas cidades, onde, muitas vezes, acaba em situações de subempregos, desemprego ou de vulnerabilidade”, afirma o deputado federal Carlos Veras (PT/PE), realizador da Mostra.

Considerando que a agricultura familiar produz 70% dos alimentos consumidos pela população, a sucessão rural é uma questão estratégica para o Brasil. “As jovens e os jovens rurais, além de participarem da produção de alimentos saudáveis para a sociedade, principalmente nesse cenário de aumento da fome no Brasil, são detentores de conhecimentos e tradições que mantêm viva a cultura e a identidade tradicional de diversas comunidades do campo. Por isso, precisamos que todas e todos se comprometam com essa agenda”, reforça Mônica Bufon, secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CONTAG, entidade que apoia o evento.

Fonte: Comunicação da CONTAG e do mandato do dep. federal Carlos Veras (PT-PE)

Publicações relacionadas