Jovens rurais da Região Nordeste rumo ao 4º Festival Nacional da Juventude Rural

Semeando Resistência e Cultivando um Mundo Novo”. Esse é o lema do 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que será realizado nos dias 25 a 27 de abril de 2023. E nessa trajetória de semear a resistência com os/as jovens do campo, da floresta e das águas para cultivar um mundo novo e melhor para todos/as, serão realizados cinco Festivais Regionais da Juventude Rural com Oficinas de Comunicação Popular.

Já foi realizado, no mês de outubro, o da Região Sul. Agora, nos dias 16, 17 e 18 de novembro, em Maceió/AL, foi realizado o segundo Festival Regional da Juventude Rural, envolvendo os estados da Região Nordeste (AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI, RN e SE), com a participação de aproximadamente 100 jovens, além de dirigentes e assessorias das nove Federações nordestinas e da CONTAG. A atividade contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com a parceria da Repórter Brasil na realização de oficina prática de comunicação. A secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, também participou do evento.

“Esse foi o nosso segundo Festival Regional, que aconteceu em um cenário bem diferente em relação ao primeiro, no mês passado, já com o resultado das Eleições desse ano. Um cenário de mais esperança. Quando a juventude coloca os pontos de pauta, dá para sentir mais a perspectiva de realmente conseguirmos entregar uma pauta para o governo federal e para o Congresso Nacional e dessa pauta ser atendida. Então, esse Festival nos proporcionou esse sentimento de esperança muito grande e de muita força para continuar a construção do nosso 4º Festival Nacional da Juventude Rural, com a juventude rural do Nordeste bem fortalecida”, avaliou a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon.

Segundo a dirigente da CONTAG, o Festival Regional é um momento importante para fazer uma escuta aprofundada sobre a vida da juventude rural, a realidade das comunidades onde vivem, os desafios enfrentados, sobre o acesso à educação, entre outras políticas que visam garantir a sua permanência no campo e a sucessão rural familiar. Ao longo da programação também houve debate sobre a importância de a juventude participar do movimento sindical e dos espaços políticos para lutar por políticas públicas.

O Festival Regional dedicou boa parte da sua programação para a realização de oficinas de comunicação popular, de oratória, de prática para a produção de vídeos, de podcast e de teatro. Essas oficinas foram bem participativas, realizadas pela Assessoria de Comunicação da CONTAG, pela Assessoria de Comunicação das Federações de Alagoas, Ceará e Rio Grande do Norte, por profissionais da ONG Repórter Brasil e pela Secretaria de Jovens da Confederação. Um dos objetivos é preparar os/as jovens para participarem da construção do Plano de Comunicação do 4º Festival Nacional de Juventude Rural e para integrarem a Rede de Comunicadores e Comunicadoras Populares coordenado pela CONTAG.

O Festival foi finalizado com a aprovação das estratégias de mobilização e de organização dos/as jovens rurais da Região Nordeste para o 4º Festival Nacional da Juventude Rural. “Esse Festival Regional foi muito estratégico para que a gente saísse daqui já com importantes encaminhamentos de fortalecimento da nossa base para a participação e organização da juventude nas ações do movimento sindical e no 4º Festival Nacional. Também foi um momento de ‘despertar’ da nossa juventude pós-pandemia, pois os Festivais Regionais estão sendo as primeiras atividades presenciais específicas para a juventude depois de dois anos de encontros apenas por plataforma virtual”, explicou Mônica.

A secretária de Jovens da FETAG-AL, Elizabete Barboza, em nome dos/as secretários/as de Jovens das Federações do Nordeste e membros da Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CONTAG, fez uma avaliação positiva da realização do Festival. “Receber o Festival Regional da Juventude Rural Nordeste aqui em Alagoas foi uma experiência maravilhosa. Tivemos a oportunidade de conhecer experiências dos/as jovens, experiências de vida, de luta e de trabalho, que só nos fortalecem. Ao mesmo tempo, foi desafiador fazer parte da organização de um evento como esse, porque está sendo o Festival Regional com o maior público. Mas, finalizamos com a sensação de dever cumprido porque a nossa juventude se sentiu acolhida e motivada a falar de suas experiências e a contribuir com essa luta tão importante”, avaliou Elisabeth.

O jovem agricultor familiar do estado da Bahia, Igor Vieira de Sousa, foi um dos participantes e disse que foi uma experiência maravilhosa, de representatividade e que está empolgado para participar do Festival Nacional no próximo ano. “O Festival da Juventude Rural da Regional Nordeste trouxe pra mim um sentimento de inclusão, participação e respeito à diversidade. Fez alimentar em mim uma chama para a inclusão, me senti uma pessoa viva, me senti bem de ser quem eu sou, mostrar que a minha cultura, meus anseios e as minhas vontades e também mostrar uma crítica no sentido de que o meio rural está cheio de pessoas LGBTQIA+, que não têm voz e nem direito a nada. Ou seja, participar de um festival desse, com tamanha dimensão, faz a gente ter esperança de um mundo melhor, de um mundo onde as pessoas são ouvidas, de que todas as vidas importam.” Igor disse, ainda, que espera que tudo o que foi discutido nesses três dias tenha continuidade e que as propostas sejam trabalhadas de forma concreta.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi

 

Publicações relacionadas