Fetag-PB reúne trabalhadoras rurais na luta por democracia e garantia de direitos no Dia da Mulher

Com o tema “Margaridas na luta por democracia e garantia de direitos”, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB) reúne nesta quinta-feira (8), cerca de 200 trabalhadoras rurais, agricultoras familiares e assentadas da reforma agrária de várias regiões do Estado para refletir quanto aos retrocessos vividos na atual conjuntura política, social e econômica brasileira, destacando os seus impactos sobre a vida das mulheres. O evento será aberto às 8h, e acontecerá no auditório da entidade localizada na Rua Rodrigues de Aquino, 722, Jaguaribe.

Na ocasião, será exibido um vídeo produzido pela Contag para o 8 de março e o lançamento da 6ª Marcha das Margaridas que acontecerá em agosto de 2019, em Brasília, e homenageia a líder sindical paraibana Margarida Maria Alves. Também haverá uma palestra com a delegada da mulher da região Sul de João Pessoa, Helena Cristina Aguiar, que falará sobre os tipos de violência contra a mulher e formas de prevenção.

“Este é um dia para reforçamos a necessidade de nossa unidade, e colocarmos na agenda das autoridades a pauta das mulheres trabalhadoras rurais. Temos a plena consciência que as conquistas alcançadas no plano macro, precisam se materializar no dia a dia das pessoas, sendo o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais um instrumento imprescindível para esse feito, já que está mais próximo da população Rural”, destaca a primeira secretária de mulheres da Fetag-PB, Maria de Lourdes Costa.

Às 10h, as trabalhadoras rurais se juntam ao conjunto de movimentos de mulheres parceiras que realizam um Ato Político na Praça dos Três Poderes. Depois o grupo segue com destino a sede da Gerência Executiva do INSS em João Pessoa para protestar contra a Reforma da Previdência. Encerrando o movimento no Parque Solón de Lucena (Lagoa).

Movimento Nacional – Ações descentralizadas nos estados e municípios, unificando mulheres do campo, das florestas e das águas, e também com as mulheres da cidade, deverão se estender durante todo o mês de março. São atos como caminhadas, audiências públicas, debates sobre os temas que unificam as mulheres no 8 de Março.

Três eixos marcam as ações em todo o país: Em defesa da previdência social, pública, universal e solidária; Pela democracia e protagonismo das mulheres na política; e Pela vida das mulheres e contra todas as formas de violência.

Publicações relacionadas