Em audiência na Câmara dos Deputados, CONTAG destaca a importância do Censo Agropecuário para agricultura familiar

 

Durante audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal realizada nesta quinta-feira (25), o assessor da Secretaria de Política Agrícola da CONTAG, Arnaldo Brito, destacou a importância do Censo Agropecuário/IBGE para agricultura familiar.

“Através do Censo Agropecuário temos confirmado a força da agricultura familiar que atualmente responde pela dinamização da economia de cerca de 80% dos municípios do país com mais de 50 mil habitantes, gerando no campo ocupação para mais de 10 milhões de pessoas. E mesmo com apenas 23% da área total dedicada às atividades agropecuárias tem levado diariamente mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos(as) brasileiros(as)”, frisou o representante da CONTAG.

Arnaldo propôs que seja garantido no orçamento parlamentar, recurso para o Censo e outros estudos e pesquisas. E ainda a criação de um grupo de trabalho para planejar o próximo Censo Agropecuário, com a participação de movimentos sociais, órgãos de pesquisa e representação do Congresso Nacional.

A audiência foi pedida pelo deputado Carlos Veras (PT-PE), e teve a participação de representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais e Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), da Diretoria de Pesquisas do IBGE, do Movimento dos Sem-Terra (Mst), da Universidade Federal da Paraíba, do Movimentos dos Pequenos Agricultores (Mpa), da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do IBGE (Assibge).

“O Censo Agropecuário é a maior fonte de informações a auxiliar os diversos níveis de governo (federal, estadual e municipal) na elaboração e acompanhamento de políticas públicas, aperfeiçoando cada vez mais o processo de alocação de recursos públicos”, destaca Carlos Veras.

O Censo Agropecuário é realizado pelo IBGE desde 1920, levantando informações sobre os estabelecimentos e atividades agropecuárias, características dos agricultores (as), economia e emprego no meio rural, entre outros dados.

Assista a audiência AQUI

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG (Barack Fernandes)

Publicações relacionadas