FETAG-PB participa de oficina de monitoramento da Campanha Nacional de Sindicalização Sindicato de Portas Abertas

 

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB) participou nesta quinta-feira (25) da segunda etapa das oficinas de monitoramento das ações da Campanha Nacional de Sindicalização Sindicato de Portas Abertas.

As oficinas, que são coordenadas pela CONTAG, têm como objetivo avaliar o andamento da campanha no sistema confederativo (Contag, Federações e Sindicatos) e os resultados parciais alcançados entre janeiro e novembro de 2021, assim como construir acordos e compromissos para a continuidade da campanha nacional Sindicato de Portas Abertas pelo Brasil.

Além da Federação paraibana, também participaram da atividade os estados de Alagoas, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe.

“Na Paraíba, estamos trabalhando junto aos sindicatos associados fazendo as revalidações e as autorizações de novos sindicalizados. Infelizmente, a pandemia da Covid-19 dificultou o nosso trabalho, principalmente junto aos aposentados, pois eles ficaram em casa e não podíamos ir até suas casas nem eles virem até o sindicato, onde boa parte dessas ações são realizadas, no balcão do sindicato. Agora, no início de 2022, a Fetag vai realizar uma nova rodada de diálogo com os sindicatos para podermos retomar a mobilização e atingirmos nossa meta de sindicalização”, informou o secretário de Políticas Sociais da FETAG-PB, Rosivaldo Fernandes.

O assessor da Secretaria de Política Agrícola, Ronaldo Ramos, foi o responsável por apresentar aos participantes da oficina os objetivos e as metas da campanha, e os índices alcançados até o momento pelos sindicatos e as federações na sustentabilidade e na relação político-sindical com os trabalhadores e as trabalhadoras rurais. Em relação à Paraíba, até este mês de novembro foram realizadas 4.558 revalidações e 2.373 autorizações. Quanto ao número de novos associados diretamente no sindicato, a Paraíba destaca-se com o percentual de 30,4%.

“Estamos no caminho certo, mas o tempo está passando e precisamos do engajamento de todos e todas que compõem o sistema confederativo para melhorarmos nossos índices de adesão à campanha nacional de sindicalização”, afirmou Ronaldo Ramos.

Sobre a campanha – A Campanha Nacional de Sindicalização Sindicato de Portas Abertas tem como objetivos fortalecer a representação e representatividade junto aos agricultores e agricultoras familiares, melhorando a relação político-sindical com a categoria a partir da escuta das necessidades dos(as) associados(as) e não associados(as) e de adoção de novas estratégias de ação sindical.

Entre as estratégias prioritárias da Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas estão: a atualização dos dados cadastrais dos(as) associados(as) e não associados(as); fortalecer a política de comunicação da CONTAG e que ela dê visibilidade às experiências exitosas, às lutas e às ações político-sindicais; geração de benefícios e melhorias socioeconômicas para os associados e associadas que fortaleçam a sustentabilidade político-financeira das entidades sindicais; aprimoramento do atendimento aos agricultores e agricultoras familiares; realização de processos formativos; entre outras.

Assessoria de Comunicação da FETAG-PB (Mabel Dias)

 

Publicações relacionadas