Juventude Rural da Paraíba participa do 4° Festival Nacional da Juventude Rural, em Brasília

Cerca de 50 jovens agricultores/as familiares da Paraíba vão participar do 4° Festival Nacional da Juventude Rural, que será realizado em Brasília, de 25 a 27 de abril.

A Secretaria de Jovens da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB) promoveu reuniões com a juventude rural paraibana, mobilizando-os para participar deste momento de organização e força das/os jovens rurais.

O objetivo do Festival é fazer um debate político sobre o desmonte das políticas públicas da juventude, da agricultura familiar, do meio ambiente e dos direitos humanos, bem como evidenciar a diversidade cultural no País e trocar experiências e conhecimentos.

A programação contará com momentos de debate político, apresentações culturais, mostra da produção da juventude rural, dezenas de oficinas formativas e uma caminhada pela Esplanada dos Ministérios onde serão visibilizadas as reivindicações dos/as jovens do campo, da floresta e das águas. É o momento em que a juventude rural mostrará para a sociedade suas demandas, sua cultura, seu entusiasmo e sua vontade de transformar a realidade do País.

Com o tema “Semeando Resistência e Cultivando um Mundo Novo”, a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, disse que a juventude rural defende a maior participação política da juventude, assim como a preservação e recuperação do meio ambiente, o incentivo à agroecologia, a educação do campo, a geração de trabalho e renda, o respeito às diversidades, fortalecimento da comunicação popular, o acesso a tecnologias de informação e comunicação no campo e pela reconstrução das políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar e sucessão rural.

A Pauta da Juventude Rural da CONTAG conta com propostas organizadas em seis eixos: Democracia e Participação Popular; Trabalho, Produção Sustentável e Renda; Agricultura Sustentável e Resiliência às Mudanças Climáticas; Saúde; Educação do Campo; e Esporte, Cultura e Lazer. Veja AQUI.

O documento é resultado do diálogo realizado com mais de 270 jovens de todos os estados brasileiros nos Festivais Regionais da Juventude Rural realizados pela CONTAG entre outubro de 2022 e janeiro de 2023.

A pauta da juventude rural foi entregue ao governo federal no dia 30 de março. O documento foi entregue oficialmente ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e aos ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Márcio Macedo (Secretaria Geral da Presidência da República). A expectativa da CONTAG é que o anúncio com respostas aos pedidos dos/as jovens do campo, floresta e águas aconteça durante o 4º Festival Nacional da Juventude Rural pelo presidente Lula.

A juventude agricultora familiar é a garantia de alimentação saudável agora e no futuro: sem sucessão rural, não haverá produção de mais de 70% dos alimentos que consumimos diariamente. Com a saída de mais de 800 mil jovens do campo desde 2018 (dados da PNAD/IBGE), é urgente trazer para o centro do debate a importância dos/as jovens rurais para a segurança e soberania alimentar e nutricional de nosso País.

Mabel Dias – assessoria de comunicação da FETAG-PB, com informações de Verônica Tozzi – Assessoria de Comunicação da CONTAG.

 

 

 

Publicações relacionadas