FETAG-PB participa do lançamento de campanha pela liberdade sindical, em Campina Grande

 

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB) e sindicatos associados participaram na última sexta-feira (12), no auditório do Ministério Público do Trabalho, em Campina Grande, da abertura da campanha “Maio Lilás”. A Federação estava representada pelo seu presidente, Liberalino Ferreira,  o diretor de Políticas Sociais, Rosivaldo Fernandes, e os assessores jurídicos Geane Lucena e Bruno Braga. O evento teve como objetivo promover o respeito à liberdade sindical e o reconhecimento de direitos conquistados ao longo dos anos – por meio de ações coletivas de trabalhadoras e trabalhadores.

Cerca de 100 lideranças sindicais de vários municípios da Paraíba, autoridades e sociedade compareceram ao evento. A “liberdade sindical” é um direito de trabalhadoras e trabalhadores em todo o País e, neste mês, o MPT reforça a importância desse tema. O Cordel, de autoria da poetisa paraibana e enfermeira Anne Karolynne, foi lançado no evento e declamado pela autora. Na próxima terça-feira (16), haverá outro evento do Maio Lilás, na Sede do MPT, em João Pessoa, e contará com a palestra da assessora jurídica da FETAG-PB, Geane Lucena.

“O evento promovido hoje em Campina Grande superou as expectativas de todos. Teve um grande engajamento das pessoas, lideranças sindicais. Foi muito importante para o Ministério Público fazer esse debate com essas lideranças, com representação de trabalhadores, com a sociedade em geral dentro da Campanha do Maio Lilás, que visa justamente trazer essa reflexão e conscientização acerca da necessidade de promoção da liberdade sindical”, afirmou o procurador do Trabalho Marcos Antonio Ferreira Almeida, coordenador Regional da CONALIS/MPT (Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical).

“Essa campanha começou hoje, com o lançamento do cordel alusivo ao ‘Maio Lilás’ e se estende durante todo o mês, inclusive há um outro evento já agendado para João Pessoa, no dia 16 de maio, no qual também vamos abordar a necessidade de promover a liberdade sindical em diversas dimensões. Contaremos com palestrantes que são integrantes da Coordenadoria Nacional de Liberdade Sindical (CONALIS) Dr. Ronaldo Lima dos Santos e Dr. Jefferson Luiz Maciel e de diversos outros convidados que certamente promoverão um debate muito profícuo acerca dessa questão relacionada à promoção da liberdade sindical”, informou o procurador Marcos Almeida.

“As entidades sindicais apresentam relevância ímpar na defesa e na conquista de direitos trabalhistas. O Ministério Público do Trabalho reconhece essa importância e, por meio da campanha Maio Lilás, busca realizar diálogo social sobre a valorização dos sindicatos e da liberdade sindical”, destacou a vice-procuradora-chefe do MPT na Paraíba, Marcela Maia Asfóra.

O Juiz do Trabalho Francisco de Assis Barbosa Júnior proferiu palestra com o tema “Sindicatos e Liberdade Sindical: Passado, presente e futuro”.

O novo superintendente Regional do Trabalho na Paraíba, o sindicalista Paulo Marcelo de Lima, falou sobre a importância de eventos como este para debater sobre direitos e desafios da classe trabalhadora.

Evento em João Pessoa
Em João Pessoa, o Ciclo de Debates acontecerá na próxima terça-feira, 16 de maio, a partir das 9h, no Edifício-Sede do MPT-PB, em João Pessoa, com a presença da procuradora-chefe do MPT na Paraíba, Andressa Ribeiro Coutinho; da vice-procuradora-chefe do MPT-PB e professora da UFPB, Marcela Asfóra; do procurador do Trabalho Ronaldo Lima dos Santos, coordenador Nacional da CONALIS/MPT; do procurador Jefferson Luiz Maciel Rodrigues, vice-coordenador Nacional da CONALIS; do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, desembargador Thiago de Oliveira Andrade; do novo superintendente da SRTE na Paraíba, o sindicalista Paulo Marcelo de Lima, além de juízes, lideranças sindicais e sociedade civil.

Com informações da assessoria de comunicação do MPT-PB

 

Publicações relacionadas