Feira Nordestina da Agricultura Familiar começa nesta quinta-feira 16

Entre os dias 16 a 19 de novembro acontecerá, em João Pessoa, na Paraíba, a II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e da Economia Solidária – FENAFES, uma realização do Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS) e do Consórcio Nordeste, através da Câmara Temática da Agricultura Familiar  (CTAF). A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB) estará presente ao evento, que será realizado no Espaço Cultural, voltado ao fomento e à valorização da agricultura familiar nordestina. Espera-se a participação de mais de 300 cooperativas e associações, envolvendo mais de 500 expositores dos 9 estados nordestinos e com um público visitante total de mais de 12.000 pessoas durante os 4 dias do evento.

A FENAFES visa fortalecer iniciativas de integração de políticas públicas articuladas em torno do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste – PAS/NE, criar um espaço de intercâmbio das experiências sobre políticas públicas de apoio à agricultura familiar, já em curso na região, envolvendo governos e movimentos sociais, fortalecer o cooperativismo solidário e o processo de comercialização, através de rodada de negócios, para o mercado institucional e privado.

Além disso, durante a II FENAFES também serão realizados eventos de formação, palestras, oficinas e cursos sobre as temáticas centrais: acesso à terra; sistemas agroalimentares e produção de alimentos saudáveis; Agroecologia; Assistência Técnica e Extensão Rural e acesso ao crédito; mudanças climáticas; acesso aos mercados, cooperativismo solidário e  protagonismo feminino.

A feira também será um espaço estratégico para reafirmação da nossa identidade cultural, saberes e sabores que marcam e caracterizam o povo nordestino, onde contará com a ala de alimentação “Sabores da Terra”, além de uma ampla programação cultural com shows de artistas nordestinos e apresentações culturais diversas durante o evento.

Fonte – SECOM PB

Publicações relacionadas