AGROECOLOGIA

A agroecologia consiste num conjunto de conhecimentos e práticas referentes ao modo de produzir e se relacionar na agricultura, fundamentais para assegurar o desenvolvimento sustentável com produção, renda e vida saudável para homens e mulheres do campo e da cidade.

Trata-se de um processo que implica na construção de novas relações no meio rural, inclusivas e igualitárias, entre homens, mulheres, jovens e da terceira idade, na produção de alimentos saudáveis, respeito à biodiversidade e na valorização da produção local com alternativas de comercialização. Como prevê a distribuição de diferentes produtos dentro de um mesmo espaço produtivo, a agroecologia requer dos membros das famílias uma integração muito forte, para assegurar a gestão processual da propriedade – toda a família precisa participar para dar conta dessa complexidade do sistema produtivo. Deste modo a Agroecologia concorre positivamente nos processos de sucessão rural com a participação das mulheres.

O compromisso com a agroecologia implica, portanto, na urgente necessidade de evidenciar e repensar as formas de produzir alimentos ao estabelecer uma relação direta entre produção de alimentos saudáveis e qualidade de vida, entre agricultoras e agricultores e consumidores, entre padrões saudáveis de produção e consumo e manutenção da vida no planeta.