11º Encontro da Terceira Idade será realizado a partir desta quarta (28)

O Encontro da Terceira Idade da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB) chega a 2018 em sua 11ª edição. O evento, que tem como objetivo debater questões e perspectivas relacionadas à Terceira Idade do Campo na Paraíba, será aberto às 9h30, no auditório da entidade em João Pessoa, localizado na Rua Rodrigues de Aquino, 722, Jaguaribe.

O governador eleito, João Azevedo, participará da abertura do evento onde discutirá com as lideranças e trabalhadores(as) presentes, as demandas apresentadas na carta proposta entregue a ele, por ocasião da realização do debate com os candidatos promovido pela Fetag-PB, no dia 21 de novembro, antes do pleito eleitoral.

“A propósito de todos os outros encontros, realizados já há uma década, nos reuniremos para compartilhar vivências, discutir os principais problemas e possíveis soluções, além de trocar experiências entre idosos e idosas de várias regiões da Paraíba, com todas as suas diferenças e temas que os une”, afirma a secretária da Terceira Idade da Fetag-PB, Maria de Lourdes Costa.

Cerca de 300 idosos e idosas de todas as regiões do Estado estão sendo aguardados para o Encontro, que terá ainda como palestrantes a pedagoga Nilsonete Gonçalves, que falará sobre os 15 anos do Estatuto do Idoso e os principais direitos que podem beneficiá-los. Em seguida, a enfermeira Raquel Gonçalves, que orientará os participantes quanto à saúde do idoso e qualidade de vida.

Durante toda a manhã, os idosos e idosas poderão fazer testes de glicemia e aferir sua pressão arterial com os alunos do Curso de Enfermagem do Instituto  de Educação Superior da Paraíba (IESP). Os futuros enfermeiros também farão orientações quanto alguns cuidados básicos que o público alvo do evento deve ter.

Segundo Maria de Lourdes Costa, “para nós, quando a Terceira Idade Rural se aposenta, não deixa de pertencer à categoria. Pelo contrário, adquire status relevante para o nosso movimento e dá exemplo de responsabilidade e comprometimento com a luta, visando melhores condições de vida para todos no campo. Será um grande momento para que as pessoas da Terceira Idade tenham a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos e afirmarem o valor de suas contribuições para o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Será muito importante a participação de todos”.

O evento, que encerra na quinta-feira (29), com um passeio a um restaurante na Praia de Areia Dourada, em Cabedelo, e animação de um Trio de forró pé de serra, conta com a parceria entre Secretaria da Terceira Idade da Contag e do Senar.

Publicações relacionadas