Parlamentares orgânicos do Sistema CONTAG reafirmam compromissos com a pauta da Agricultura Familiar

Empossados na última sexta-feira (01), deputados federais agricultores familiares filiados ao Sistema CONTAG e que têm o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) como referência para seus mandatos reafirmam seus compromissos na defesa das pautas demandadas pelo meio rural brasileiro, alinhadas com o desenvolvimento sustentável, a soberania nacional, a agenda da classe trabalhadora, da maioria do povo brasileiro e, sobretudo, com a defesa e valorização da agricultura familiar.

Os deputados federais também compartilham o papel, o foco e as ações que estão nas suas agendas no Congresso Nacional.

Lutar pela ampliação das políticas sociais para o campo e pelo fortalecimento da Organização Sindical estão entre os pontos centrais das gestões dos deputados Heitor Schuch (PSB-RS) e Vilson da Fetaemg (PSB-MG).

“Continuo o trabalho na defesa da agricultura familiar e do desenvolvimento rural, com a manutenção e ampliação das políticas sociais que precisam funcionar para que os povos do campo possam ter acesso ao crédito rural, crédito fundiário, assistência técnica, políticas de comercialização de produtos, entre outras. Sigo na defesa do Movimento Sindical, dos Sindicatos, das suas bases. Participando das suas manifestações em defesa do que, nós, conquistamos nesses 55 anos da CONTAG, tanto na preservação da Previdência Social Rural, como de outros direitos da nossa gente que põe a semente na terra e alimenta o Brasil”, afirma o deputado reeleito pelo PSB-RS, Heitor Schuch.

Deputado reeleito pelo PSB-RS, Heitor Schuch

“Os pilares na nossa gestão, estão firmados na valorização da agricultura familiar, na reforma agrária e nas lutas dos jovens e das mulheres. Também no fortalecimento do Movimento Sindical, pois, acredito que o trabalhadores(as) rurais são fortes e respeitados quando temos um Sindicato forte.  Diante do desmonte de direitos que tem penalizado a nossa categoria, cabe a nós, fortalecer, lutar e defender a nossa estrutura sindical do Sistema CONTAG (Confederação, Federações e Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais)”, compartilha o deputado Vilson da Fetaemg (PSB-MG).

Deputado Vilson da Fetaemg (PSB-MG)

Sobre o foco dos mandatos, os deputados Carlos Veras (PT-PE) e Airton Faleiro (PT-PA), afirmam:

“Defenderemos os direitos da classe trabalhadora, sobretudo, a pauta dos agricultores(as) familiares, o fortalecimento da democracia, das empresas públicas, dos direitos das mulheres, jovens e terceira idade. Diremos não às privatizações e suas trágicas consequências, a exemplo dos casos dos rompimentos das barragens de Brumadinho e de Mariana,  de responsabilidade da empresa multinacional Vale, que resultaram na morte de centenas de trabalhadores(as) e incalculáveis impactos ambientais”,  pontua o deputado federal Carlos Veras (PT-PE).

Deputado federal Carlos Veras (PT-PE)

“Priorizaremos a nossa categoria de agricultores e agricultoras familiares, com a apresentação de projetos das questões específicas relacionadas ao nosso público da Agricultura Familiar, mas também com contribuição nos debates das questões mais gerais e de interesse da sociedade brasileira como um todo. Será um mandato muito sintonizado com a pauta do Sistema CONTAG e dos movimentos sociais que representam os quilombolas, os indígenas,  os extrativistas e os pescadores artesanais”,  diz o deputado federal Airton Faleiro (PT-PA).

Deputado federal Airton Faleiro (PT-PA)

Barrar a Medida Provisória (MP) 871/2019 que cria regras de revisão e concessão dos benefícios previdenciários e penaliza os agricultores e agricultoras familiares já está entre as ações dos deputados federais orgânicos do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

“Com a reforma trabalhista eles enfraqueceram muito o Movimento Sindical Urbano e agora eles querem enfraquecer o Sindicalismo Rural com a MP 871, para tirar da CONTAG, Federações e Sindicatos sua representação legítima e histórica da categoria de trabalhadores e trabalhadoras rurais. Portanto, das primeiras ações da nossa agenda, está: barrar a MP 871, pois o nosso mandato vai defender o Sindicato, por que o Sindicato defende o povo!”, destaca o deputado federal reeleito pelo (PT-RS), Elvino Bohn Gass.

Deputado federal reeleito pelo (PT-RS), Elvino Bohn Gass

“Na nossa agenda está a luta pela reforma agrária e pela manutenção dos direitos dos povos do campo, da floresta e das águas. Não podemos permitir que se continue desmontando o Estado brasileiro e entregando o patrimônio público ao capital nacional e internacional”, afirma o deputado Beto Faro (PT-PA) que está no seu quarto mandato.

Deputado Beto Faro (PT-PA)

Veja AQUI a posição da CONTAG sobre a MP 871

As falas dos parlamentares foram compartilhadas em uma recepção organizada pela CONTAG, na noite de sexta-feira (01), após a posse na Câmara dos Deputados. O momento contou também com as presenças da deputada Marília Arraes (PT-PE), do deputado Zé Geraldo que também é agricultor familiar e encerrou seu mandato na sexta-feira, da Direção da CONTAG, da vice-presidente da CUT/Nacional Carmen Foro, da secretária Geral da CTB/Nacional Kátia Gaivoto, de assessores parlamentares e de familiares dos deputados eleitos.

“A CONTAG vai continuar cumprindo o seu papel, de uma organização sindical plural, democrática, que debate com as variadas forças políticas. Vamos respeitar todos os senadores(as) e deputados(as), independente das suas legendas. Mas, pedimos que eles também respeitem a CONTAG, pois nossa organização sindical representa mais de 15 milhões de agricultores(as) familiares que produzem 70% dos alimentos do Brasil e respondem por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Vamos todos e todas pra luta! (parlamentares orgânicos, parlamentares aliados(as), companheiros(as) da luta sindical, amigos e familiares)… Na CONTAG, no Congresso Nacional, nas Assembleias Legislativas e na nossa base está traçada a nossa trincheira de resistência. A CONTAG somos nós, nossa força e nossa voz!”, conclama o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

Presidente da CONTAG, Aristides Santos

Além da posse no Congresso Nacional, também foram empossados na sexta-feira (01), deputados(as) estaduais orgânicos  e comprometidos com a pauta do Movimento Sindical. Veja tabela geral dos eleitos(as) com o apoio do Sistema CONTAG.

Publicações relacionadas