FETAG-PB homenageia mães e divulga campanha de sindicalização para trabalhadoras rurais

 

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB) realizou nesta quarta-feira (26), um encontro em homenagem ao Dia das Mães, celebrado no último dia 09 de maio. O evento foi coordenado pela assessora da Federação, Fátima Elias, e aconteceu de maneira virtual, organizado pelas Secretarias da Mulher e da Terceira Idade.

O presidente da FETAG-PB, Liberalino Ferreira, deu as boas vindas às participantes e parabenizou as secretárias pela sua realização. “O movimento sindical rural continua dialogando com as mulheres e os idosos, reafirmando nosso compromisso com todas vocês, e nesse momento, mesmo virtualmente, nos confraternizamos com todas as mães, trabalhadoras rurais, reconhecendo a importância da organização das mulheres sindicalistas, e atuando, junto e misturado, ao lado delas”, afirmou.

A secretária de Mulheres da FETAG-PB, Ivanete Leandro, agradeceu a participação de todas e todos e ressaltou a importância da união e organização das trabalhadoras rurais na Paraíba. “As Margaridas precisam participar da luta sindical, precisamos nos unir e nos organizar em nossos sindicatos para que possamos manter os nossos direitos, como também dos jovens e das crianças, que estão sob os cuidados das mulheres. Agradeço a participação de todas e todos no evento de hoje e saudamos todas as mulheres, que todos os dias, saem de casa para lutar e continuam resistindo, mesmo diante das dificuldades diárias”, enfatizou.

Para a secretária da Terceira Idade, Lourdes do Amaral, a participação dos idosos e idosas no movimento sindical rural precisa ser reconhecida e estimulada. “Por isso, a secretaria da terceira idade e das mulheres se uniu e organizou este encontro para celebrar o dia das mães, e também reafirmar o nosso compromisso com os direitos dos idosos, que sempre estiveram à frente, de maneira participativa, nas diversas ações coordenadas pela Fetag, em nosso estado e nos sindicatos rurais espalhados pela Paraíba”, ressaltou.

Sindicato de portas abertas – O encontro também foi o momento para apresentar às trabalhadoras e trabalhadores rurais paraibanos os objetivos da Campanha Nacional de Sindicalização “Sindicato de Portas Abertas”, coordenada pela CONTAG. Coube ao secretário de Políticas Sociais da FETAG-PB, Rosivaldo Fernandes, a apresentação das peças da campanha e como cada sindicato pode divulgá-las em seus municípios junto aos seus associados e associadas. “Acompanhamos em 2019, a luta da Contag e das Fetags para garantir os direitos previdenciários dos trabalhadores rurais agricultores familiares quando a reforma da previdência estava sendo votada no Congresso Nacional. Conseguimos manter nossos direitos, como auxilio doença, maternidade, entre outros, graças a articulação e organização dos sindicatos rurais. Por isso, a Contag lançou a campanha Sindicato de Portas Abertas para podermos mostrar a importância de um sindicato na garantia dos direitos do trabalhador rural e podermos trazer mais associados para participação na luta sindical na Paraíba e no Brasil”, ressaltou. Além dos direitos previdenciários, Rosivaldo também lembrou da atuação do movimento sindical rural na defesa do direito à terra, da reforma agrária,  dos direitos das mulheres, idosos e na proteção das crianças e adolescentes do campo.

Ao final do encontro, os participantes puderam apresentar como estão se organizando em suas localidades para manter o funcionamento dos sindicatos, mesmo em tempos pandêmicos. Maria Olivan Barros disse que tem mantido contato com as trabalhadoras e trabalhadores rurais por meio de celular, e quando necessário, vai até a casa deles para esclarecer dúvidas ou resolver problemas, como a realização de empréstimos não solicitados por aposentados.

Já Rosivaldo Fernandes, que também é presidente do sindicato de Mulungu, tem investido na divulgação das ações do sindicato nas redes sociais e em aplicativos de mensagens, como também participado nos programas de rádio das cidades de Patos e Guarabira, dialogando diretamente com os trabalhadores rurais.

Adriana Noberto, sindicalista rural em Campina Grande, informou que o sindicato só tem atendido com a realização de agendamento e tem disponibilizado álcool em gel e máscaras para os agricultores. Além disso, o sindicato tem conversado com eles sobre a importância da higienização das mãos e dos objetos para evitar a contaminação pela Covid19.  Ao final do evento, foi realizado um sorteio de brindes entre os participantes.

 

Publicações relacionadas