FETAG-PB participa de evento regional Nordeste celebrando a Semana da Agricultura Familiar no Brasil

 

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB) participou nesta quarta-feira (21) do encontro da região Nordeste, em comemoração a Semana da Agricultura Familiar, promovida pela CONTAG desde a última segunda-feira (19).

Ao todo, foram realizados cinco eventos regionais, de maneira virtual, que foram transmitidos pelas redes sociais da CONTAG para todo o Brasil.

Nesta quinta-feira (22), às 14h, acontece o Encontro Nacional da Agricultura Familiar e Camponesa, onde será lançado o Comitê Nacional da Agricultura Familiar.

Diretores e assessores da FETAG-PB prestigiaram o evento, que foi aberto pelo presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Aristides Santos. “Durante toda essa semana reunimos as cinco regiões brasileiras para ouvir dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais quais são os principais desafios para a agricultura familiar e darmos continuidade a esta articulação exitosa entre confederação, federações e sindicatos, e assim podermos dar visibilidade ao setor, articulada com a Década da Agricultura Familiar, estabelecida pela ONU, fortalecendo a agricultura familiar brasileira que é responsável por 70% dos alimentos que chegam à mesa das pessoas”, frisou o presidente.

O evento da regional Nordeste teve a realização de três mesas temáticas, que discutiram a incidência política da CONTAG e das Federações no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas estaduais, em relação  a defesa dos direitos do trabalhador e da trabalhadora rural e a importância dos marcos em prol da agricultura familiar, como as Leis Federais n° 11.326/2006 e a 13.776/2018, que estabelecem as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais, resultado das lutas e organizações da mulher e do homem do campo. No Congresso, de acordo com os dirigentes sindicais, os desafios para a agricultura familiar são os maiores, pois a bancada do governo federal vem atacando e retirando direitos conquistados pelos trabalhadores rurais em diversas áreas, como na política de aquisição e venda de alimentos (PAA e PNAE), passando pelo Plano Safra e a reforma agrária, que está estagnada desde que o atual presidente tomou posse, em 2019.

O secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, destacou a importância da Década da Agricultura Familiar (2019-2028), estabelecida pela Assembleia Geral da ONU, em 2017, e também pontuou os desafios que a Confederação, as federações e os sindicatos devem e irão enfrentar nos próximos anos diante da crise econômica, política e social que afeta o Brasil desde 2013. “A década da agricultura familiar é uma conquista, aprovada em 2017, resultado de luta de anos do movimento sindical, coordenado pela Contag, articulado com movimentos mundiais, que chegou até as Nações Unidas e estabeleceu este marco para promover e aperfeiçoar políticas públicas para a agricultura familiar e contribuir com o fim da pobreza rural e da fome.”, destacou.

A agricultura familiar é responsável pela produção de mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa da população brasileira e a 8ª maior produtora de alimentos do planeta, segundo dados do Censo Agropecuário e do Banco Mundial. São 15 milhões de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares que contribuem com a soberania e segurança alimentar e nutricional dos brasileiros e brasileiras, produzindo alimentos saudáveis, de forma sustentável, com mais sabor, potencial nutritivo e preservando os hábitos alimentares locais, o meio ambiente e a cultura local.

Assessoria de Comunicação da FETAG-PB

 

Publicações relacionadas