Secretaria da Juventude da CONTAG realiza encontro para fortalecer a participação dos jovens no sindicalismo rural

 

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), por meio da Secretaria da Juventude, realizou na terça e quarta-feira, 10 e 11 de agosto, o “Encontro da Juventude – jovem agricultor e agricultora, o sindicato é o seu lugar”.

O secretário de jovens da FETAG-PB, Jhosildo Irineu, participou da formação. O objetivo é apresentar o planejamento de ações nacionais da juventude rural no âmbito da “Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas” e também as experiências de ações voltadas para a juventude, que já estão em prática em alguns estados, para inspiração e troca de informações.

Participaram do encontro integrantes da Comissão Nacional de Jovens e das Comissões Estaduais, além daqueles que são referência na organização da Campanha Sindicato de Portas Abertas em seus estados, e que ainda não consolidaram comissões e assessorias estaduais da CONTAG.

“A participação da juventude no sindicato é muito importante. Quando nós e nossos (as) amigos(as) nos juntamos ao sindicato, podemos levar essas questões para as assembleias e propor ações como reuniões com gestores, e também mobilizações, parcerias com instituições de ensino, festivais e outros eventos da juventude. Nós, jovens, precisamos ser protagonistas na luta pelas mudanças que queremos ver no mundo. Precisamos usar nossa voz e nossa esperança para movimentar a luta na direção que achamos ser a mais efetiva”, afirma a Secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon.

Para o secretário de jovens da FETAG-PB,  Jhosildo Irineu, o encontro foi um momento muito rico entre a juventude rural, sendo possível conhecer a realidade de outras federações que têm promovido a sindicalização rural entre a juventude do campo. Ele destacou o lançamento de uma revista em quadrinhos sobre a importância da DAP Jovem e também de um folder educativo sobre a importância da sindicalização rural. “Os dois materiais serão usados pra iniciar o diálogo com os jovens e as jovens rurais, apresentando a luta sindical”, informou Jhosildo.

O Encontro foi recheado de momentos culturais, nos quais talentos da juventude rural de todo o país puderam encantar os (as) participantes. Poesias de Sergipe e da Bahia, o hino nacional tocado em acordeão e violão vindo diretamente do Paraná e músicas vindas de Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte trouxeram a alegria e leveza sempre bem vindas nesse momento tão duro pelo qual nosso país e a agricultura familiar tem passado.

O secretário de Administração e Finanças da CONTAG, Juraci Souto, e a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Pinto, participaram do encontro e reforçaram o compromisso da Confederação nas ações da juventude para a Campanha de Sindicalização, e também a importância de que todas as federações e sindicatos também fortaleçam suas ações com esses sujeitos políticos que são o presente e o futuro da agricultura familiar e do MSTTR. A secretária de Jovens falou ainda sobre a Resolução 014/2021 e firmou com as comissões estaduais o compromisso de que elas se reúnam para fazer sugestões para o Plano de Ação para Fortalecimento da Participação da Juventude no MSTTR, que deve ser elaborado até o final de 2021.

Assessoria de Comunicação da FETAG-PB, com informações da Assessoria de Comunicação da CONTAG.

Publicações relacionadas