CONTAG apoia a concessão de pagamento de 14º salário para aposentados(as) e pensionistas

 

Tramitam no Congresso Nacional dois projetos de lei que visam o pagamento do 14º salário para aposentados(as) e pensionistas, em razão da pandemia de Covid-19. A CONTAG apoia os dois projetos.

O PL 3.657/2020, que tramita no Senado, é um projeto de lei de iniciativa popular e também tem o apoio do senador Paulo Paim (PT-RS). Já o PL 4.367/2020, tramita na Câmara Federal, e é de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS).

“Se um dos projetos for aprovado, os pagamentos do 14º salário serão feitos aos aposentados(as) e pensionistas referentes aos anos de 2020 e 2021 visando minimizar os graves efeitos causados pela pandemia e pela crise econômica instaurada no Brasil”, explica a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.

“Dados do Ministério da Saúde apontam que a maioria das mortes causadas pela Covid-19 foi de pessoas acima de 60 anos, e as que conseguiram sobreviver estão enfrentando problemas de saúde com as sequelas deixadas pela doença, o que justifica um auxílio financeiro para esse público”, defende o secretário de Terceira idade de CONTAG, Antonio Oliveira.

 

 

Os dados acima demonstram que, em 2020, 579.026 pessoas foram internadas em função da Covid-19. Do total de internados(as), 186.762 pessoas vieram a óbitos. Dos que vieram a óbito, 32,25% tinham mais de 60 anos. Chama atenção ainda o fato que do total do número de internados(as) da população acima de 60 anos, 46,5% tiveram mortes confirmadas pela Covid-19.

Quanto ao ano de 2021, tivemos a seguinte situação: 1.170.863 pessoas foram internadas em função da Covid-19. Do total de internados(as), 371.368 pessoas vieram a óbito. Dos que vieram a óbito, 31,71% tinham mais de 60 anos. Chama atenção ainda o fato que do total do número de internados(as) da população acima de 60 anos, 45,87% tiveram mortes confirmadas pela Covid-19.

Para além dos óbitos causados pelo novo coronavírus, informações divulgadas pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) apontam que são várias as complicações e sequelas deixadas nas pessoas que tiveram casos mais graves da Covid-19, são elas: fibrose pulmonar; miocardite relacionada à infecção, com redução da função sistólica e arritmias; declínio cognitivo de longo prazo, como deficiências de memória, atenção, velocidade de processamento e funcionamento, juntamente com perda neuronal difusa; encefalopatia aguda, alterações de humor, psicose, disfunção neuromuscular ou processos desmielinizantes; sequelas psicológicas relacionadas ao distanciamento social; entre outras.

Destaca-se também a perda de renda de milhares de famílias que dependiam financeiramente das pessoas aposentadas. Os dados demonstram que, em média, 45% dos idosos(as) internados(as) pela Covid-19 vieram a óbitos. Ressalta-se, ainda, que muitas das pessoas que conseguiram superar a doença estão com sequelas, o que exige tratamento, principalmente com a compra de medicamentos.

“A CONTAG entende que é preciso haver uma mobilização por parte da Confederação, das Federações e dos Sindicatos no sentido de pressionar os(as) deputados(as) e senadores(as) para que esses projetos sejam aprovados. Esse auxílio irá contribuir bastante na recuperação financeira e do tratamento da saúde das pessoas que estão sofrendo com as sequelas deixadas pela Covid-19”, ressaltou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi, com informações da Secretaria de Políticas Sociais da CONTAG.

 

 

Publicações relacionadas