FETAG-PB apresenta planejamento das ações para 2022 e realiza reunião de confraternização com trabalhadoras e trabalhadores rurais

 

Trabalhadoras e trabalhadores rurais de diversas cidades da Paraíba participaram nesta quinta-feira (16) da reunião de encerramento das atividades da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB) neste ano de 2021.

A reunião foi realizada no auditório da Federação, na sua sede em João Pessoa, e contou também com as presenças do ex-deputado federal pelo PT, Luiz Couto, da secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto, e de toda a diretoria da FETAG-PB.

“Estamos finalizando nossas atividades no dia de hoje, entrando em recesso e retornando no dia 03 de janeiro de 2022 com a energia renovada para as novas lutas que vamos enfrentar no próximo ano, e que não serão poucas. Por isso, nós, trabalhadores e trabalhadoras rurais precisamos estar unidos e engajados em nossas pautas em defesa da agricultura familiar, pois 2022 será um ano ainda mais difícil para todas e todos nós”, ressaltou o presidente da FETAG-PB, Liberalino Ferreira.

A secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques, parabenizou a Federação pela realização de tantas atividades neste ano de 2021, mesmo diante de uma pandemia, que dificultou a mobilização da categoria e das atividades presenciais. “Importante ver que a Fetag continuou realizando suas atividades, de maneira virtual, e nós pudemos nos encontrar em alguns momentos nas telinhas do computador nas inúmeras reuniões que participamos discutindo as políticas públicas em prol da agricultora e do agricultor familiar, e agora, com a chegada da vacina, estamos nos encontrando presencialmente e dando continuidade aos nossos encontros, que são fundamentais para a consolidação de nossas lutas”, afirmou.

Vânia pontuou as pautas que terão destaque para a trabalhadora e o trabalhador rural no ano de 2022, como a transição da Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP) para o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e a realização das revalidações e autorizações que precisam ser feitas até dezembro de 2022 pelos sindicatos e que fazem parte da Campanha Nacional de Sindicalização “Sindicato de Portas Abertas”, promovida pela CONTAG.

“A CONTAG está atenta a esta nova modalidade de política que o governo federal vai implantar a partir do ano que vem, que é a substituição da DAP pelo CAF e temos dialogado com o Ministério da Agricultura para que a trabalhadora e o trabalhador rural não sejam prejudicados. Nesse sentido, serão realizadas capacitações com os sindicatos e as federações de todo o Brasil para que possamos nos apoderar das informações, dessa mudança que vem aí, como também precisamos dar continuidade as revalidações e a novas autorizações junto aos aposentados, pensionistas e associados, para podermos manter e melhorar a nossa sustentabilidade política e financeira. A atuação de todas e todos vocês é muito importante lá na base”, frisou a secretária.

As diretoras e diretores da FETAG-PB apresentaram as principais ações que realizaram ao longo do ano de 2021, como também o planejamento das atividades para o ano de 2022. A Marcha das Margaridas, o Grito da Terra e o Encontro Nacional da Juventude Rural e da Terceira Idade são as principais ações que serão realizadas no próximo ano, e que já estão sendo organizadas em âmbito nacional e regional.

A reunião também foi um momento de confraternização entre as trabalhadoras e os trabalhadores rurais e de sorteio de brindes para os sindicatos que estão com as suas mensalidades em dia com a CONTAG e a FETAG-PB. Dez notebooks foram sorteados durante o evento. Os contemplados foram os sindicatos de Sapé, Picuí, Riachão do Poço, Caraúbas, Bananeiras, Diamante, Água Branca, Sobrado, Marcação e São Miguel de Taipu.

Assessoria de Comunicação da FETAG-PB (Mabel Dias)

 

Publicações relacionadas