Congresso Nacional retira da pauta a análise do veto do governo federal que corta recursos do INSS

A análise do veto do governo federal, que cortou recursos do INSS, seria votado pelo Congresso Nacional, nesta sexta-feira (18).

No entanto, a mesa da Câmara decidiu retirar da pauta, sem nenhuma explicação plausível, a análise ao veto presidencial.

O governo federal vetou R$ 988 milhões do orçamento de 2022, destinados ao INSS. Trouxemos informações sobre estes cortes, que também afetaram outras áreas, como a saúde e a educação, em nosso site, no mês de janeiro: http://www.fetagpb.org.br/2022/01/25/bolsonaro-corta-1-bilhao-de-reais-do-orcamento-do-inss-e-prejudica-aposentados-e-pensionistas/

De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), o INSS foi o órgão que mais perdeu orçamento, cerca de 41,4% dos recursos previstos.

A assessora jurídica da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB), Geane Lucena, afirmou que o Instituto é de suma importância para a população brasileira, e sobretudo, para os agricultores familiares, e os cortes realizados pelo governo federal atingem gravemente esta categoria.

“O INSS é uma autarquia de suma importância, inclusive para os municípios, para o pagamento de aposentadorias e pensões, girando a economia local. E quanto menos pessoas acessam esta política de seguridade, menos recursos são gerados para o município, atingindo o segurado, o comércio e a todos. O INSS está perdendo a sua estrutura, com agências sendo fechadas, sem a renovação do quadro de funcionários, o indeferimento de benefícios, como pensões, aposentadorias, auxílio doença, e agora, enfrentamos este veto do poder executivo em seu orçamento. Precisamos pressionar os parlamentares que estão lá no congresso para derrubar este veto porque eles estão lá para defender os interesses do povo.”, afirmou Geane Lucena.

Segundo Geane, a CONTAG, a FETAG-PB e os sindicatos exigem um posicionamento dos parlamentares paraibanos, seja no Congresso Nacional, nas Câmaras Municipais ou nas Assembleias Legislativas, sobre as medidas impopulares que vêm afetando gravemente a população brasileira. “Que os nossos deputados e senadores se posicionem a favor do povo. Chega de tanta medida que está sendo contra a população brasileira. Desde a reforma trabalhista, desde a reforma previdenciária e tantas ações que vêm prejudicar o povo brasileiro. Não é à toa que o Brasil voltou ao mapa da fome, não é à toa que nós vemos hoje um alto índice de pessoas pedindo nos semáforos, todos estamos vendo a miséria e a fome como aumentou no Brasil. Isso porque faltam medidas e ações que venham de socorro a estas pessoas. E o congresso nacional tem, sim, uma parcela fundamental nesta questão porque o presidente da República, ele pauta o congresso, e o congresso tem o poder de vetar e impedir que medidas que prejudiquem o povo vá a frente”, reforçou.

Mabel Dias – Assessoria de Comunicação da FETAG-PB

Publicações relacionadas