CONTAG participa de encontro com ex-presidente Lula e entrega pautas da Agricultura Familiar

 

O presidente da CONTAG, Aristides Santos, esteve presente no Encontro de Sindicalistas com Lula, realizado nesta quinta-feira (14), na Casa de Portugal, em São Paulo/SP. Diante do pré-candidato à presidência da República, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), do pré-candidato à vice-presidência da República, o ex-governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin e de representantes sindicais de várias categorias, o presidente da CONTAG, fala única representando os(as) rurais das centrais sindicais, em especial da CUT e CTB, destacou a importância da agricultura familiar no mundo e no Brasil. O Encontro foi articulado pelo Fórum das Centrais Sindicais: (CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB, NCST, CS e Intersindical)

“Agricultura familiar no mundo representa 68 milhões de propriedades, preserva 80% das áreas produtivas e garante 35% da oferta global de alimentos para toda a população mundial. A agricultura Familiar brasileira é a oitava maior do mundo, sendo 77% dos estabelecimentos e ocupando 23% das terras agricultáveis. Além de produzir alimentos que vão à mesa da maioria da população brasileira, ela ajuda na economia, pois em 68% dos municípios brasileiros a base econômica é agricultura familiar, segundo o IBGE”, frisou.

Após enaltecer a importância da agricultura familiar, Aristides Santos, apresentou as atuais dificuldades enfrentadas pela categoria para continuar produzindo alimentos para a população.

“Mas os atuais desmontes de políticas públicas vêm dificultando a vida dos agricultores familiares brasileiros e comprometendo a segurança e a soberania alimentar no país, pois extinguiram o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), o Plano Safra específico da agricultura Familiar, que tinha 24 anos de duração”. E continuou: “a metade dos agricultores familiares não acessam o Pronaf, a obtenção de terras e reforma agrária no Brasil não tem mais dinheiro, extinto também o Programa Nacional de Habitação Rural e no INSS a fila já ultrapassa a marca de 2 milhões de pessoas sem acessar seus benefícios previdenciários, além dos grandes prejuízos causados aos assalariados(as)rurais após ‘reforma’ trabalhista, a exemplo do aumento da precarização do trabalho e do trabalho escravo e degradante. Pré-candidatos Lula e Geraldo Alckmin é preciso resgatar a esperança do povo brasileiro e as políticas públicas estruturantes para termos um campo feliz, com produção de alimentos saudáveis e fortalecimento da economia do Brasil”, disse.

No Encontro, o presidente da CONTAG, esteve acompanhado do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais, Gabriel Santos.

Após as falas de várias entidades, os(as) sindicalistas, apresentaram ao ex-presidente Lula, a pauta unificada dos trabalhadores, debatida na Conferência da Classe Trabalhadora (Conclat 2022), realizada o início de abril. A Pauta reúne propostas condensadas em quatro principais eixos: emprego, direitos, democracia e vida, tendo como prioridades a retomada das obras paradas e os investimentos públicos para garantir a imediata geração de emprego de qualidade, através de planos de obras públicas nas áreas de infraestrutura econômica e social, serviços públicos de educação, saúde, habitação popular, transporte, cultura e lazer.

Confira a Pauta da Classe Trabalhadora 2022 AQUI

“Aqui no Brasil, não adianta dizer que nós vamos mudar tudo e vamos voltar a ser o que era antes. Não, nós nem queremos o que era antes, nós queremos melhorar as coisas. A gente não quer voltar pra trás, a gente quer avançar, e é por isso que a gente quer discutir”, declarou o ex-presidente Lula.

FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes

Publicações relacionadas