Secretaria de Jovens da CONTAG realiza em agosto Festival Juventude Rural

 

A CONTAG, por meio da Secretaria de Jovens e da Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNJTTR), está preparando o 2º Festival Juventude Rural Conectada, que será realizado nos dias 10 e 11 de agosto de 2022, na semana em que é celebrado o Dia Nacional e Internacional da Juventude (12 agosto). Será transmitido nas redes sociais, e terá como tema “Semeando Resistência e Cultivando um Mundo novo”.

O Festival contará com uma programação dinâmica, com conteúdos produzidos pela própria juventude rural de todo o País, com muitos debates, notícias, culturas e culinárias regionais, divulgação de experiências, entre outros materiais com a identidade dos(as) jovens do campo, da floresta e das águas.

A ideia do Festival Juventude Rural Conectada surgiu em 2020, por conta da pandemia de Covid-19. A CONTAG se desafiou a realizar um grande evento para jovens do campo, da floresta e das águas por meio de plataforma virtual e das redes sociais. O 1º Festival Juventude Rural Conectada foi uma iniciativa inovadora e acertada, que manteve os(as) jovens mobilizados, mesmo que por seus celulares e computadores, interagindo com as pautas do movimento sindical, bem como com as pautas nacionais e bandeiras de luta da juventude”, destaca a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon.

Além de manter a juventude mobilizada, a segunda edição terá como objetivos dar visibilidade à pauta dos(as) jovens do campo, da floresta e das águas, dialogar sobre as eleições desse ano e aquecer a mobilização para o 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que acontecerá de 25 a 27 de abril de 2023, em Brasília/DF.

O acesso à internet e às novas tecnologias sempre foi uma bandeira da juventude rural e este momento de enfrentamento à pandemia de Covid-19 deixou ainda mais evidente a exclusão do meio rural aos meios de informação e comunicação proporcionados pela internet. A juventude rural continua a luta mesmo com todos os desafios e estamos empenhadas e empenhados em realizar excelentes debates, para ajudar na construção de um mundo novo, cada vez melhor, afirma Mônica.

FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi, com informações da Secretaria de Jovens da CONTAG.

Publicações relacionadas