FETAG-PB e CONTAG concluem terceira Oficina de Base na cidade de Campina Grande

Fotos: Raquel Barbosa

Foi finalizada nesta quinta-feira (7) a terceira Oficina de Base, realizada pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB), em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

A Oficina aconteceu na cidade de Campina Grande, e contou com a participação de agricultores e agricultoras familiares das regiões do Vale do Paraíba, Cariri Ocidental, Cariri Oriental, Seridó e Curimataú. O presidente da FETAG-PB, Liberalino Ferreira, também participou da atividade, que também contou com as presenças da secretária de Mulheres, Ivanete Leandro, do secretário de Políticas Sociais, Márcio Luis, da segunda secretária geral, Iara Eneas e do secretário de Políticas Sociais, Rosivaldo Fernandes.

A secretária geral da CONTAG, Thaisa Daniele Silva, o assessor, Antônio Lacerda, e a consultora, Luciana Waclowsky, conduziram a oficina.

“Foi um momento de escuta e diálogo com as trabalhadoras e trabalhadores rurais, com fins de estabelecer compromissos que ajudem a planejar ações para o desenvolvimento rural sustentável e solidário no estado da Paraíba, além de fortalecer a ação e prática sindical e o sistema confederativo, composto pelos sindicatos, a Fetag e a Contag.”, afirmou a secretária geral da FETAG-PB, Cleide Araújo.

Durante a Oficina, foram debatidos temas como a atual conjuntura política brasileira, as eleições, democracia, projetos políticos em disputa e a agricultura familiar, desafios e potencialidades para ação sindical e agricultura familiar e a sustentabilidade político-financeira do sistema confederativo, por meio da Campanha Nacional Sindicato de Portas Abertas. Por fim, as trabalhadoras e trabalhadores rurais planejaram as ações para o desenvolvimento rural sustentável e solidário na Paraíba, de acordo com os encaminhamentos produzidos nos grupos de trabalho.

Dentre os principais pontos elencados pelas lideranças sindicais dos trabalhadores rurais durante a Oficina de Base estão a participação dos sindicatos em conselhos municipais, acesso a políticas públicas, intensificar o trabalho junto as bases, organizar cursos de capacitação para os associados aos sindicatos, fortalecer o trabalho da juventude, das mulheres e da terceira idade e promover a troca de experiências entre os sindicatos dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares da Paraíba.

Na Paraíba, já foram realizadas duas oficinas, a primeira em Patos e a segunda na cidade de João Pessoa. No Brasil, ao todo, a CONTAG, em conjunto com as Federações e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares realizou sete oficinas de base.

A segunda etapa das Oficinas de Base deve ser finalizada no mês de agosto, totalizando 116 oficinas no âmbito das microrregiões dos 27 estados brasileiros.

Mabel Dias – assessoria de comunicação da FETAG-PB

 

 

Publicações relacionadas