FETAG-PB realiza capacitações sobre o CAF e alterações estatutárias para dirigentes sindicais rurais da Paraíba

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB) inicia nesta quarta-feira (31) a capacitação sobre o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e alteração estatutária dos Sindicatos, na modalidade presencial. As capacitações terão início às 8h.

A primeira capacitação será realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Cajazeiras, direcionada aos Sindicatos da região do Alto Sertão, Vale do Piancó e Vale do Piranhas.

A formação será realizada por um representante do Ministério da Agricultura e pelo secretário de Políticas Sociais da FETAG-PB, Rosivaldo Fernandes.

O CAF será o novo documento do agricultor e da agricultora familiar, que vai substituir a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), e facilita o acesso dos agricultores às políticas públicas dos governos federal e estadual direcionada para a Agricultura Familiar. A transição será realizada até o dia 31 de outubro.

“Por isso, é importante que os dirigentes sindicais estejam capacitados de como emitir o CAF para os agricultores e agricultoras que procurarem o seu sindicato, porque ele será o novo cadastro para toda família de agricultores, não apenas os dois titulares. Diferente da DAP, o CAF faz um cruzamento de dados, principalmente em relação a renda daquela família, comprovando que a renda é gerada em seu estabelecimento rural, seja com cultura de subsistência, criação de bovinos, etc. Reconhecendo os agricultores familiares em sua totalidade e também será a porta de entrada do agricultor e da agricultora a Previdência Social”, explicou o secretário de Politicas Sociais da FETAG-PB, Rosivaldo Fernandes.

 

Confira as datas e locais das capacitações do CAF na Paraíba realizadas pela FETAG-PB

31/08/2022 – Sede do Sindicato de Cajazeiras – rua dr. Coelho, 01, Centro (territórios do Alto Sertão, Vale do Piancó e Vale do Piranhas)

01/09/2022 – Centro de Treinamento da FETAG-PB em Patos – (territórios da Serra do Teixeira e Médio Piranhas)

02/09/2022 – Centro de Treinamento da FETAG-PB em Patos  (territórios Médio Sertão e Cariri Ocidental)

08/09/2022 – Sindicato de Campina Grande – Av. Elpídio de Almeida, 960 – Catolé (territórios Curimataú, Seridó, Cariri Oriental e Borborema)

14/09/2022 – Sede da FETAG-PB em João Pessoa (territórios Piemonte da Borborema e Vale do Paraíba)

15/09/2022 – Sede da FETAG-PB em João Pessoa (territórios da Zona da Mata Norte e Sul)

Mabel Dias – Assessoria de Comunicação da FETAG-PB

 

 

 

 

 

 

Publicações relacionadas