Conselho Deliberativo da CONTAG aprova a Plataforma da Agricultura Familiar para as Eleições 2022 e ações de mobilização rumo ao 4º Festival da Juventude Rural e à 7ª Marcha das Margaridas

A CONTAG realizou nesta quinta-feira (01 de setembro de 2022) o seu Conselho Deliberativo, por meio de plataforma eletrônica, com a participação de 140 delegados e delegadas das 27 Federações filiadas.

A abertura contou com a saudação do presidente da CONTAG, Aristides Santos e da secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.

Em seguida, a secretária-geral da CONTAG, Thaisa Daiane, leu o Edital de Convocação e apresentou a Programação, que foram aprovadas pelos(as) presentes.

Para análise e deliberação entraram em pauta a Plataforma da Agricultura Familiar para as Eleições 2022, as mobilizações rumo ao 4º Festival Nacional da Juventude Rural e à 7ª Marcha das Margaridas 2023 e foi apresentada a lista de candidaturas orgânicas e comprometidas com o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) que irão concorrer ao Congresso Nacional e às Assembleias Legislativas.

A Plataforma da Agricultura Familiar para as Eleições 2022 e Candidaturas orgânicas e comprometidas com o PADRSS

O presidente da CONTAG, Aristides Santos, apresentou para os(as) delegados e delegadas, a Plataforma da Agricultura Familiar para as eleições 2022 “Por um Brasil Soberano com Democracia, Cidadania, Reforma Agrária e Valorização da Agricultura Familiar”, que se divide em modelos de desenvolvimento, o papel da agricultura familiar e diretrizes para políticas públicas para os povos do campo, da floresta e das águas. O presidente falou também sobre candidaturas orgânicas e comprometidas com o PADRSS. A Plataforma foi apreciada e aprovada pelos(as) delegados e delegadas. Leia a Plataforma na íntegra AQUI.

4º Festival Nacional da Juventude Rural

A secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, apresentou de forma detalhada as ações que animarão o caminhar para o 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que se realizará de 25 a 27 de abril de 2023, com o lema: “Semeando resistência e cultivando um mundo novo”. Entre as ações, Mônica destacou o 2º Festival Juventude Rural Conectada e os Festivais Regionais da Juventude Rural. Os(as) delegados e delegadas aprovaram por unanimidade a proposta.

“Seguimos firmes na realização de grandes ações rumo ao 4º Festival Nacional da Juventude Rural e contamos com a colaboração de vocês em todas as ações. Juventude rural, a hora é agora!”, convida a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon.

7ª Marcha das Margaridas 2023

A secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, apresentou várias ações para fortalecer a construção da 7ª Marcha das Margaridas 2023, a exemplo das Caravanas das Margaridas que aconteceram recentemente nas cinco regiões do Brasil, do Curso Comunicar o nosso mundo para semear Margaridas e do Curso Nacional de Formação Política para Mulheres Dirigentes Sindicais. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos delegados e delegadas.

“Nos colocamos na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça e livre de violência! Convidamos vocês para juntas e juntos fazermos uma grande Marcha em defesa dos nossos territórios e das nossas vidas”, afirmou a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.

Informes

Ao final, o secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Moreira Souto e a secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues, repassaram informes sobre a Previdência Social Rural e a Sustentabilidade Político-Financeira do Sistema Confederativo, inclusive sobre a reunião realizada hoje com o INSS.

“Com muito êxito conseguimos aprovar importantes resoluções que fortalecerão o caminho para reconstrução do País, a partir das nossas propostas apresentadas na Plataforma da Agricultura Familiar para as Eleições 2022 e de candidaturas orgânicas e comprometidas com o projeto político do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG), além de importantes ações que animarão a construção da Marcha das Margaridas 2023 e o 4º Festival Nacional da Juventude Rural”, destacou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

FONTE: Comunicação CONTAG – Barack Fernandes

Publicações relacionadas