A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB) realizou na sexta-feira (07) na sede da Federação, em João Pessoa, uma oficina sobre o Minha casa Minha Vida Rural, coordenado pelo governo federal.
A oficina foi ministrada pelo assessor da Secretaria de Política Agrícola da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG),Arnaldo Brito, e contou com a participação de cerca de 100 dirigentes sindicais rurais. O evento foi coordenado pela secretária-geral da FETAG-PB, Cleide Araújo. O presidente e o assessor técnico da FETAG-PB, Liberalino Ferreira e Ivanildo Pereira, respectivamente, também participaram da atividade.
“A oficina foi muito produtiva e teve como objetivo informar aos dirigentes sindicais como eles podem se organizar para ter acesso ao programa de habitação rural e assim auxiliar aos agricultores familiares como pleitear uma casa. Os valores já foram estipulados, ficando em R$ 75 mil para construção e para reforma, conclusão ou ampliação de casas R$ 40 mil reais.”, explicou Arnaldo.
O assessor técnico informou ainda como o agricultor familiar pode se inscrever no programa de habitação rural. “O processo de credenciamento e habilitação das entidades que vão executar, no nosso caso os sindicatos, vai ser aberto um sistema no Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal para que as entidades possam se credenciar. Será o Sisad, sistema de informação para adesão das entidades organizadoras do minha casa minha vida rural. Quando ele estiver em funcionamento, vamos informar à Federação e a Federação vai informar aos sindicatos,”, disse o assessor da CONTAG.
Mabel Dias – Assessoria de Comunicação da FETAG-PB