A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB), através da Secretaria de Política Agrícola e Agricultura Familiar, realizou nesta quarta-feira (19) uma reunião com os 26 Sindicatos dos Trabalhadores do setor sulcoalcooleiro da Paraíba.
O objetivo foi apresentar a pauta de reivindicação da convenção coletiva da categoria ano 2023/2024. Como explicou o secretário de Política Agrícola da FETAG-PB, João Alves, neste primeiro momento foram discutidas as pautas econômicas, como salário e ajudas de custo.
A reunião contou com a participação do presidente e dos assessores jurídicos da FETAG-PB, Liberalino Lucena, Bruno Chianca e Sérgio Calixto, respectivamente.
Os sindicalistas concordaram em pedir o reajuste salarial da categoria, além de negociarem reajustes para os auxílios de transporte, alimentação, para o corte de cana de açúcar, a antecipação salarial e para aqueles trabalhadores que fazem o serviço de aplicação manual de pesticidas, herbicidas ou agrotóxicos.
“No dia 30 de julho, os sindicatos farão a sua assembleia geral, levando estas propostas para os trabalhadores e no mês de agosto faremos a negociação com os patrões”, explicou o secretário de Política Agrícola e Agricultura Familiar da FETAG-PB.
Mabel Dias – Assessoria de Comunicação da FETAG-PB