A partir de 1º de setembro, os trabalhadores do setor sulcoalcooleiro da Paraíba vão receber um salário de R$ 1.365 reais. O novo salário teve um reajuste de 7%, e foi negociado entre os trabalhadores e os usineiros, durante convenção coletiva, realizada nesta quinta-feira (24) na Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB), em João Pessoa.
O secretário de Agricultura Familiar e Política Agrícola da Federação, João Alves, informou que também houve reajuste nos valores recebidos para aqueles trabalhadores que usam transporte público para ir até o local de trabalho, para os que trabalham na irrigação e os que lidam com herbicidas.
“Em janeiro de 2024, quando o salário mínimo aumentar, o trabalhador da cana-de-açúcar terá um valor a mais em seu salário, que é a antecipação salarial. Também em janeiro faremos uma nova tabela, corrigindo estes valores para dar início a uma nova convenção coletiva. É uma vitória dos trabalhadores,” afirmou João Alves.
Para o presidente da FETAG-PB, Liberalino Ferreira, também avaliou como positivo o resultado da convenção coletiva. “Esta foi a primeira mesa de negociação, pois realizamos várias reuniões com os trabalhadores para discutir estes pontos e ontem conseguimos algumas vitórias. A mesa de negociação foi muito boa, terminamos às 13h, e a categoria ficou satisfeita com os ganhos que obtiveram,” pontou.
Os assessores jurídicos da FETAG-PB, Bruno Chianca e Sérgio Calixto, também estiveram presentes na convenção. A mediação coube ao auditor fiscal do MPT-PB, José Cursino Raposo.