Com parceria da FETAG-PB, Banco do Nordeste inicia na próxima sexta, mutirão de renegociação de dívidas

 

O Banco do Nordeste (BNB) promove na próxima sexta-feira (26), o Dia D de regularização de dívidas. Equipes do BNB estarão nas cidades de Areia, Cajazeiras, Juazeirinho, Brejo do Cruz, Guarabira, Itaporanga, Camalaú, Olho d’água, Cubati, Pombal, Pilar, Remígio, Uiraúna e Livramento para que pessoas físicas e jurídicas com dívidas contratadas com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) há mais de sete anos possam regularizar sua situação junto ao Banco.

O Dia D está sendo realizado em parceria com a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB), Empaer, as secretarias de agricultura e as prefeituras municipais.

Poderão participar das renegociações, aquelas pessoas ou empresas que estejam enquadradas nas operações previstas na Lei 14.554/2023, feitas antes de 24 de abril de 2016 e que estão em situação de inadimplência desde 31 de outubro de 2021. Ao todo, a campanha de renegociação pode beneficiar mais de 550 mil clientes em toda a área em que o BNB está presente, que inclui todos os estados do Nordeste, parte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Dentre os beneficiados estão cerca de 517 mil agricultores familiares, mini e pequenos produtores rurais. Para ter direito aos benefícios, a formalização da renegociação ou liquidação deve ser feita até o prazo máximo de 24 de abril de 2024 nas agências de relacionamento do BNB.

“Esse evento vai ser uma oportunidade de divulgação, apresentação e no ato já para iniciar as negociações da Lei 14.554, e nesse dia além de prestar esclarecimentos, a gente vai iniciar os processos de negociação, dentro dos critérios de enquadramento para cada produtor rural”, explicou o gerente executivo de crédito rural do Banco do Nordeste, Keke Roseberg.

Ele explicou ainda quais os critérios que estão sendo utilizados pelo banco, de acordo com a Lei 14.554/2023, para a renegociação. “As dívidas devem ter sido contratadas há no mínimo sete anos, contando como data de referência a data desta renegociação extraordinária. Essas operações devem estar em situação de inadimplência desde 31 de outubro de 2021, e os créditos devem ter sido aplicados corretamente”, frisou.

Confira o calendário do Dia D de renegociação de dívidas do BNB na Paraíba:

Mabel Dias – Assessoria de Comunicação da FETAG-PB, com informações da Assessoria de Comunicação do BNB.

Publicações relacionadas