Mês da Mulher: FETAG-PB realiza debate sobre mulheres na política reunindo lideranças femininas no auditório Margarida Maria Alves, em João Pessoa

foto: Mabel Dias

Cerca de 300 agricultoras familiares de diversos municípios da Paraíba participaram nesta quarta-feira (13) da mesa de debate “Mulheres na política: a participação das agricultoras familiares nas eleições 2024”, promovida pela Secretaria de Mulheres da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB).

O evento teve início com uma mística onde as trabalhadoras rurais reforçaram a importância da participação das mulheres do campo nos espaços políticos, como os sindicatos e os partidos políticos, através de palavras de ordem, como autonomia, participação, empoderamento, coragem, determinação, luta e resiliência. “Precisamos ter coragem e nos fortalecer para ocupar estes espaços, que nos são negados. Precisamos estar cada vez mais juntas, seja no sindicato, no parlamento, nas prefeituras, ocupando todos os lugares para poder fazer valer a voz das mulheres agricultoras familiares”, enfatizou a secretária de mulheres da FETAG-PB, Ivanete Leandro.

O presidente da FETAG-PB, Liberalino Ferreira, mostrou os dados da presença das mulheres na política da Paraíba, que revela a diferença na hora da eleição de homens e mulheres. “Enquanto temos 1.847 homens como prefeitos, as mulheres são apenas 37, em todo o estado, mesmo sendo maioria da população. Essa é uma realidade que precisa mudar e nós da Fetag estamos realizando hoje este debate, no mês internacional da mulher, para poder apoiar as companheiras e estimular a participação delas na política”, afirmou.

A secretária de Políticas Sociais da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Edjane Rodrigues, também trouxe dados nacionais que mostram esta diferença da presença de homens e mulheres em partidos políticos e como candidatas, que se reflete no momento das eleições. “As mulheres representam mais da metade da população brasileira e 53% do eleitorado. No entanto, elas ocupam menos de 20% dos cargos eletivos e nós precisamos mudar esta realidade”, frisou Edjane.  “A Contag lançou este ano o mote Mulheres na política, muda a política e constrói o bem viver, pois este ano teremos eleições para prefeitas e vereadoras e entendemos que é importante que as mulheres, especialmente, as agricultoras familiares estejam presentes nestes espaços, construindo políticas públicas que englobem as pautas das mulheres. Mulheres na política foi um dos temas que fez parte da plataforma política das marcha das margaridas em 2023, é um processo continuado e de negociação permanente”, explicou Edjane.

fotos: Mabel Dias

As agricultoras familiares e presidentes de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Rio Tinto, Cruz do Espírito Santo e Uiraúna, Valdirene Maria dos Santos, Socorro Gouvêia e Cleidiomar Sarmento, respectivamente, falaram sobre as suas trajetórias para chegar à presidência da entidade sindical e a cargos políticos como vereadoras. Socorro Gouveia, por exemplo, é a única vereadora do seu município e está na presidência da Câmara Municipal, em seu segundo biênio. Dona Valdirene, como é carinhosamente conhecida, disse que não queria saber de política, mas após muita conversa e apoio da família, percebeu que podia contribuir para melhorar a vida da população da sua cidade como vereadora. “Não foi uma decisão fácil, mas decidi me candidatar e nem acreditei quando fui eleita vereadora em Rio Tinto. Hoje, estou aqui e digo a todas as mulheres, se unam e entrem num partido político, participem”, disse. Cleidiomar foi escolhida a melhor vereadora em Uiraúna, por meio de uma enquete realizada por meios de comunicação locais. “Nós mulheres ainda temos medo do desconhecido, de achar que não chega lá, mas coloquem na cabeça de vocês, se a gente não chegar lá, nós tentamos fazer uma política diferente. Eu sou filha de agricultor, sou agricultora, enfrentei o padre da minha cidade para ser candidata na minha cidade, quando entrei no sindicato, só havia homens, mulher era só para limpar. E eu enfrentei e hoje estou aqui, como vereadora e presidente do Sindicato dos agricultores familiares de minha cidade”, contou.

O evento contou também com a participação da deputada estadual Cida Ramos (PT), a vereadora pelo município de Campina Grande, Jô Oliveira (PC do B), a secretária de mulheres do PT, Priscila Kelly e a secretária de comunicação do PSOL, Adjany Simplício.

Mabel Dias – Assessoria de Comunicação da FETAG-PB

Publicações relacionadas