Cerca de 600 trabalhadores e trabalhadoras rurais e lideranças sindicais de todo o Estado, autoridades, familiares e amigos participaram na última quarta-feira (30) da solenidade de posse da nova Diretoria, Conselho Fiscal e Delegados Representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB) para o quadriênio 2018-2022. O ato foi presidido pelo conselheiro fiscal da Contag e presidente da Fetag do Rio Grande do Norte (Fetarn), Manoel Cândido da Costa. O auditório da entidade, em João Pessoa, ficou lotado para o evento que iniciou por volta das 9h e encerrou com um almoço de confraternização em clima de São João, ao som de forró pé de serra.
Presente a solenidade, o governador Ricardo Coutinho, parabenizou a nova diretoria e enfatizou que a Fetag-PB é uma das grandes entidades de trabalhadores, possuindo história, caminhada e tradição na Paraíba. “Acho que as entidades e instituições têm um papel muito importante no país, porque elas têm uma representatividade enorme na sociedade e lutam para construir um ambiente melhor para os trabalhadores”, afirmou.
Além do governador Ricardo Coutinho, também participaram da solenidade os deputados estaduais: Jeová Campos, Estela Bezerra, Frei Anastácio, Branco Mendes, Lindolfo Pires o vereador Marcos Henrique e o presidente da CUT, Paulo Marcelo.
A deputada Estela Bezerra destacou o trabalho do atual governo para os trabalhadores (as) do Campo. “Nossa atual política estadual conseguiu implementar uma das ações que mais impactou na vida dos trabalhadores rurais e construiu as condições de ter água para a produção da agricultura e da pecuária”, disse a parlamentar, lembrando da infraestrutura hídrica que a Paraíba recebeu nos últimos anos.
Estela também relembrou que caminhou ao lado da Fetag e dos trabalhadores rurais desde o início do mandato. “Há três realizamos um evento na Praça dos Três Poderes que foi o ponto de partida para uma grande mobilização estadual, que fez com que os prefeitos e vereadores tivessem conhecimento do impacto negativo que a Reforma da Previdência causaria nos pequenos municípios”, afirmou a deputada, relembrando a Audiência Pública realizada no início de 2017 e que reuniu cerca de 5 mil trabalhadores rurais.
Em sua fala, o presidente reeleito, Liberalino Lucena, afirmou que há mais de 50 anos a Fetag-PB luta em defesa da população do Campo. “No entanto, nos últimos 2 anos, nos foi apresentado um cenário político totalmente desfavorável a classe trabalhadora.Uma pessoa sem nenhuma legitimidade ascende a cadeira de presidente da República, causando grandes retrocessos para o País, como: a aprovação da emenda que congelou os gastos públicos em 20 anos, a aprovação da Reforma Trabalhista e a Terceirização”.
Liberalino destacou que a realidade não ficou pior devido a luta dos trabalhadores rurais e urbanos contra a Reforma da Previdência, que teve como um dos carros-chefes dessa luta a Fetag-PB. “Será necessário muita união, compromisso e força de vontade para vencer esses desafios. Temos como meta, para essa próxima gestão, intensificar as lutas em favor da categoria que representamos e de todos os trabalhadores, tendo como principal bandeira de a defesa da democracia, esta tão arduamente reconquistada na história recente do nosso País”, finalizou.
Eleição – Com 99% dos votos válidos a chapa encabeçada pelo atual presidente Liberalino Lucena da Fetag-PB foi reeleita para os próximos quatro anos à frente da entidade. Dos 489 delegados aptos a votarem compareceram 431. A chapa única recebeu 428 votos. Também tiveram 3 votos brancos.
A nova diretoria é formada por:
DIRETORIA
EFETIVOS:
Pres.: Liberalino Ferreira de Lucena
1º V. Pres.: Francisco Pereira de Araújo
2º V. Pres.: Antônio Venâncio de Negreiros
Sec. Geral: Cleide Araújo
1º Sec.: Iara Enéas da Silva
2º Sec.: Mailzo Dantas Pedro
Tes. Geral: Gerlândia Vieira de Morais
1º Tes.: Maria de Lourdes S. dos S. e Araújo
2º Tes.: Josefa Avanise F. Matias Ribeiro
SUPLENTES
José Alves da Silva
Ozanira dos Santos Cunha
Rigoberto Soares de Farias
Elienilson Pontes Lopes
Raquel de Fátima Alexandre de Assis
Avanete Ramos de Lima
Otoniel de Sousa Brito
José de Freiras Araújo
José Campos Soares
SECRETARIAS DE APOIO
Sec. Assalariados(as):
1º Sec.: Edna Roberta da Silva Batista
2º Sec.: Uiri Santos da Silva
Sec. de Mulheres:
1º Sec.: Ivanete Leandro da Silva
2º Sec.: Marleide Fernandes da S. Santos
Sec. da Terceira Idade:
1º Sec.: Maria de Lourdes do A. Costa
2º Sec.: Joacy José Pereira
Sec. de Formação e Organização Sindical:
1º Sec.: Márcio Luis de Oliveira Silva
2º Sec.: Maria Cleidiomar S. de Oliveira
Sec. de Jovens:
1º Sec.: Josildo Irineu da Silva
2º Sec.: Severino Elias de Araújo
Sec. de Políticas Sociais:
1º Sec.: Rosivaldo Matias Fernandes
2º Sec.: Severina José de Pontes Silva
Sec. da Agric. Familiar: Pol. Agric. e Agrária:
1º Sec.: João Antônio Alves
2º Sec.: Assis Firmino da Silva
CONSELHO FISCAL
EFETIVOS:
José Alves Monteiro
Valdirene Maria dos S. Rosas
Francisco Pereira Rocha
SUPLENTES
Mauro Severino Cavalcante
Maria José de Jesus
José Gregório Neto
DELEGADOS-REPRESENTANTES
EFETIVOS:
Maria Olivan Barbosa Duarte
Isabel Cristina Pereira da Silva
Abel Manoel Ferreira de Sousa
José Beroaldo Gomes de Andrade
Débora Vieira do Amaral
Israel Carlos de Araújo
Marcelo Matias Camelo
Marcelo Pereira de Aguiar
Raimunda Soares Gomes
SUPLENTES
Antônio Francisco da Silva Filho
Antônio Pereira Dantas
Elza Maria de Lira
Jaricleide Martins da Silva
José Feitosa de Moura
José Ronaldo Silva
Marcelo Pereira
Maria Aparecida Diniz Gomes Silva