Oficina debate Parcerias e Cooperações para o Fortalecimento da Agricultura Familiar

Cinco dias intensos de debates e conversas sobre organização da produção e mercado, associativismo e cooperativismo: nos dias 11 a 15 de junho, em João Pessoa (PB), cerca de 50 pessoas participam da primeira Oficina Regional Sobre Parcerias e Cooperações para o Fortalecimento da Agricultura Familiar, evento coordenado pelas Secretaria de Política Agrícola, Secretaria de Jovens e Vice-presidência e Secretaria de Relações Internacionais da Contag. Os(as) participantes do evento são dirigentes sindicais dos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte e também trabalhadores(as) rurais da base desses estados. Serão realizadas ao longo de 2018 outras oito oficinas como esta em todo o Brasil.

Um dos principais objetivos do encontro é a construção de estratégias para superar os desafios da organização da produção e mercado por meio do fortalecimento de parcerias e cooperações entre as organizações da agricultura familiar e outras instituições e entidades. Entre os convidados a contribuir com os debates estão representantes nacionais e estaduais da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Econômica Solidária (Unicafes), além de representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de outras instituições relacionadas ao tema, assim como de associações e cooperativas que compartilharão suas experiências.

Convergência de interesses – A garantia da segurança e soberania alimentar, a geração de renda para os(as) agricultores e agricultoras familiares e a permanência dos(as) jovens no campo com qualidade de vida são temas fundamentais para o movimento sindical e que estão estreitamente relacionados à organização da produção e de mercados, ao fortalecimento do associativismo e cooperativismo.

Por isso, a presença da juventude rural na oficina é importante para que o tema da sucessão rural seja discutido amplamente, pois se os(as) jovens que vivem no campo tiverem condições de produzir e comercializar suas produções, poderemos garantir que gora e no futuro nosso país seja abastecido com alimentos saudáveis, e que o meio rural brasileiro continue sendo um lugar de vida, cultura e abundância.

“Essa oficina é uma oportunidade para que os(as) jovens ouçam e sejam ouvidos em seus desafios e potencialidades. Precisamos de oportunidades como essa para trocar conhecimentos e experiências, para abrir novas possibilidades de trabalho e luta por qualidade de vida no campo. Os conceitos básicos de associativismo, cooperativismo, as informações sobre parcerias e sobre cadeias produtivas e muitos outro temas são fundamentais para nossa juventude rural”, afirma a Secretária de Jovens da Contag, Mônica Bufon Augusto.

A Vice-presidência e Secretaria de Relações Internacionais da Contag leva para a oficina o debate sobre as plataformas, parcerias e agendas internacionais priorizadas pelo MSTTR para incidência em segurança soberania alimentar e nutricional, e agroecologia. “Vamos discutir como o movimento sindical atua nos espaços internacionais e como podemos fortalecer o tema da associação e cooperação também junto a outros países”, explica o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da Contag, Alberto Broch.

Para o secretário de Política Agrícola da Contag, Antoninho Rovaris, a oficina também tem como objetivo a construção de uma agenda de trabalho nos estados e regiões de acordo com a realidade local e ou regional. “Considerando sempre os arranjos produtivos, os acúmulos e experiências já em andamento e sempre focadas na importância das parcerias e coletividade das ações no envolvimento dos sujeitos do campo e da cidade, com ênfase no Cooperativismo e Associativismo”, explica Rovaris.

O coordenador da Regional Nordeste da Contag, José Wilson Gonçalves, também participa do evento, tendo destacado a importância da articulação de nossa confederação com outras organizações sindicais e sociais como estratégia para fortalecer a agricultura familiar. “É preciso ainda criar aliançan com os mercados consumidores locais”, apontou José Wilson.

Fonte: Assessoria de Comunicação Contag – Lívia Barreto

Publicações relacionadas