Fetag, Sindicatos e setor sucroalcooleiro paraibano dão início a campanha salarial de canavieiros

Após a primeira rodada de negociação, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB),  Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) e representantes da classe patronal do setor sucroenergético do Estado, mantiveram, nesta sexta-feira (31), a data-base da categoria no dia 1º de setembro, e todas as cláusulas sociais da Convenção Coletiva dos Canavieiros da Paraíba anterior. Um novo encontro para dar continuidade as negociações ficou agendado para o dia 14 de setembro, às 9h, na sede da Fetag em João Pessoa.

A pauta de reivindicações aprovada nas assembleias gerais realizadas, no dia 5 de agosto, nos 30 STTRs que atuam na zona canavieira, inclui ainda o piso de R$ 1.050,00 para a categoria e o pagamento de R$ 15 em cima do novo salário mínimo nacional, quando o mesmo ultrapassar o piso atual.

A Fetag representa cerca de 21 mil canavieiros nesta safra. E cerca de 90% dos trabalhadores do setor sucoalcooleiro são filiados aos Sindicatos. “Atribuímos este número ao reconhecimento de um trabalho que é realizado todos dias no campo com as parcerias do SRTE e Ministério Público do Trabalho”, afirmou João Lau, secretário de Assalariados da Fetag-PB.

Publicações relacionadas