Fetag cobra compromisso de candidatos ao Governo do Estado com a Agricultura Familiar

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB) reuniu na última sexta-feira (21), pela manhã, quatro candidatos ao Governo do Estado para um debate acerca de suas propostas para as mulheres e homens do Campo paraibanos. Foram convidados os cinco candidatos, mas compareceram apenas quatro: João Azevedo, José Maranhão, Rama Dantas e Tárcio Teixeira.
O debate, já tradicional entre as lideranças sindicais do Campo e os candidatos à governador acontece há pelo menos 3 décadas, e foi realizado no auditório da entidade. Cerca de 600 lideranças no Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), trabalhadores rurais, agricultores e agricultoras familiares de todas as regiões do estado participaram do evento.
Durante o evento, os candidatos responderam a duas perguntas elaboradas pela Fetag-PB, uma relacionada aos principais problemas enfrentados pela Agricultura Familiar na Paraíba, e a outra questionava qual seria a orientação aos deputados de sua bancada, se eleito, quanto à Reforma da Previdência e a revogação de outras leis que tanto prejudicaram os trabalhadores(as), como a Reforma Trabalhista, Terceirização e a PEC que congelou os gastos públicos por 20 anos. Os candidatos também responderam questionamentos da plateia. Um documento com as principais demandas da população do Campo do Estado foi entregue aos candidatos.
Segundo o presidente da Fetag-PB, Liberalino Lucena, no documento constam várias reivindicações fundamentais para a vida e a manutenção dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares no Campo.
“Entre os principais pontos destacamos, além de saúde, educação e segurança, uma melhor assistência aos nossos agricultores e agricultoras familiares. Nós sabemos que para ter um índice de produção satisfatório, é preciso ter Assistência Técnica de qualidade. Também reivindicamos um acompanhamento melhor de órgãos como Emater e Interpa, diretamente ligados à agricultura na Paraíba. Vamos apresentar essas e outras propostas aos candidatos e esperamos que eles assumam esse compromisso com os homens e mulheres do Campo de nosso Estado”, destaca o presidente.
O documento tem ainda várias questões direcionadas a diversas Secretarias e órgãos, como: do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca; Saúde; Educação, Infra-estrutura, Recursos Hídricos, dos Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia; Mulher e diversidade humana; da Segurança e da Defesa Social; Emater; Interpa; etc

Publicações relacionadas