O olhar e a participação da terceira idade nas Eleições de 2018

No dia 1º de outubro celebramos o Dia Internacional da Terceira Idade. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para qualificar a vida dessa geração, através da saúde, conscientização e da integração social. Neste mesmo dia, no Brasil, comemoramos o Dia Nacional do Idoso. A data faz referência ao dia em que foi instituído o Estatuto do Idoso.

O Estatuto do Idoso assegura legalmente às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos o envelhecimento digno com garantias em diversos campos, como o da saúde, o da cultura e o do transporte.

Para a CONTAG, em 2018, a data é uma excelente oportunidade para refletirmos sobre o olhar e a participação da terceira idade nas Eleições. Afinal, no próximo dia 7 de outubro, dos cerca de 147 milhões de eleitores(as) brasileiros(as) que  votarão no próximo presidente da República; deputados(as) federais, estaduais ou distritais; senadores(as) e governadores(as), mais de 12 milhões são eleitores(as) acima de 70 anos. “Além de ser um gesto de cidadania fundamental para continuarmos a fazer valer nossa vontade nas urnas. Acreditamos que só com a nossa participação nas Eleições conseguiremos incidir no destino das políticas públicas e direitos que contemplem os anseios dos(as) idosos(as) rurais da nossa Nação”, ressalta a secretária da Terceira Idade da CONTAG, Josefa Rita da Silva (Zefinha).

Vale ressaltar que os idosos(as) acima de 70 anos têm voto facultativo, ou seja, não são obrigados(as) a participar do processo eleitoral. Ainda sim, a CONTAG lembra que só participando das Eleições de 2018, essa geração terá a chance de (re)escrever a história do Brasil, sobretudo quando levamos em consideração o atual cenário de retrocesso de direitos e rompimento da democracia no País. “Além de ser uma grande expressão da sua cidadania, a presença dos idosos(as) nas urnas também é uma oportunidade desta geração orientar e ajudar os(as) mais jovens a refletirem sobre o atual momento que estamos vivendo e o que podemos mudar no nosso País”, destaca o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

ELEIÇÕES GERAIS BRASILEIRAS, 2018

É importante lembrar que no dia da Eleição é garantido ao idoso(a) o atendimento preferencial, bem como às gestantes e deficientes físicos.

Bom  destacar que no dia da eleição 2018 serão realizadas no dia 7 de outubro e, nos locais em que houver segundo turno, no dia 28 do mesmo mês, devemos levar um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, Documento Nacional de Identidade (DNI) ou carteira nacional de habilitação.

Tenha sempre em mão seu título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral.

Atenção: não valem certidão de nascimento e de casamento como prova de identidade na hora de votar.

 

FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes

Publicações relacionadas