8 de março – Dia de Luta e Resistências das Mulheres

A FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS, AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DA PARAÍBA – FETAG/PB, através da sua Diretoria e da Secretária de Mulheres,  Ivanete Leandro, saúda às mulheres trabalhadoras rurais agricultoras familiares, no Dia Internacional da Mulher, celebrado neste dia 08 de março, reconhecendo a luta constante para garantir e ampliar nossos direitos. Essa luta persistente garantiu às mulheres trabalhadoras rurais agricultoras familiares direito à aposentadoria integral; crédito específico; assistência técnica diferenciada; apoio às mulheres vítimas de violência; acesso à terra e apoio às mulheres assentadas e políticas de apoio a produção na agricultura familiar; criação do Programa Nacional de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural – PNDMTR
– Fortalecimento do PNDTR com ações educativas e unidades móveis em alguns estados; apoio para a realização de Feiras para comercialização dos produtos dos grupos de mulheres, entre outras conquistas que obtivemos através de nosso movimento, sendo o principal a Marcha das Margaridas.

O 8 de março é ainda mais desafiador para todas nós, brasileiras, neste ano de 2021. A pandemia da Covid-19 ainda continua, e em nosso país, ela não tem tido a atenção necessária por parte do governo federal, que nega a gravidade da situação que milhões de brasileiros estão enfrentando, sem emprego, sem assistência, com pouca perspectiva de mudanças. Essa falta de ação e de medidas eficazes de combate ao coronavírus, como uma ampla campanha de vacinação para brasileiros e brasileiras, tem provocado a morte diária de centenas de pessoas. Vidas que estão sendo perdidas!

Nós que fazemos a Secretaria de Mulheres da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba sabemos que a pandemia afetou de maneira significativa as mulheres, do campo e da cidade, aumentando as desigualdades em diversos aspectos, no social, na renda familiar, no psicológico das trabalhadoras rurais. Somos nós que estamos na linha de frente, cuidando dos filhos e filhas, de nossas casas e ainda temos que trabalhar para conseguir nosso sustento. Com isso, nossa sobrecarga de trabalho aumentou e ainda temos que lidar com a preocupação para não nos contaminarmos com este vírus mortal e proteger nossas famílias. A violência e o assassinato de mulheres, feminícidio, também aumentaram durante a pandemia. Muitas companheiras morreram e outras foram agredidas dentro de casa.

Mesmo com todas essas dificuldades, precisamos seguir em frente e estarmos juntas para seguir lutando pela garantia dos nossos direitos, pela garantia de um sistema de saúde gratuito e de qualidade para todas e todos nós, pela preservação da vida, do meio ambiente, por uma alimentação barata e saudável, dignidade, respeito, não-violência, PELA VIDA DE TODAS AS MULHERES, RESISTIREMOS! Por isso, estamos ao lado de todas vocês e queremos marcar este mês de março, com muita GARRA, FORÇA E RESISTÊNCIA para garantir uma vida digna e melhor para nós e para nossas filhas e filhos, com direito à liberdade, dignidade e cidadania para todas.

 

Publicações relacionadas