FETAG-PB participa de reunião com Superintendência do INSS da região Nordeste e apresenta reivindicações dos trabalhadores rurais da Paraíba

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB) participou nesta terça-feira (1°) de uma reunião virtual com a superintendente do INSS da região Nordeste, Simone Tenório.

A reunião foi organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e tem sido realizada periodicamente com todas as Federações das cinco regiões brasileiras e o Instituto de Seguridade Social (INSS)

Participaram representando a FETAG-PB, o secretário de Políticas Sociais, Rosivaldo Fernandes, e a assessora jurídica, Geane Lucena.

“Após a última reunião que tivemos com as gerências executivas do INSS de João Pessoa e Campina Grande, no mês de abril, percebemos uma melhoria na comunicação do INSS com os sindicatos rurais e a própria Fetag. Outro ponto que também notamos uma melhora foi na aprovação dos benefícios, e a diminuição do indeferimento por parte do INSS, com agilidade na análise dos benefícios, não ultrapassando o período de três meses”, informou Rosivaldo Fernandes.

Dentre as reivindicações apresentada pelo secretário de Políticas Sociais da FETAG-PB à superintendente do INSS no Nordeste foi em relação a dificuldade de acesso do segurado rural ao sistema Meu INSS, com o não reconhecimento da senha feita pelo trabalhador rural, após mudanças feitas pelo órgão no sistema e também que seja disponibilizado no Sistema de Gerenciamento de Atendimento (SAG), o serviço para solicitação do auxílio-doença com atestado médico, que só está disponível no Meu INSS.

Para Ângela Silva, representante da FETAG, do estado do Maranhão, este diálogo construído entre as FETAGs, a CONTAG e o INSS é muito promissor para garantia dos direitos previdenciários do trabalhador e da trabalhadora rural. “Considero importante esta mediação da superintendência do INSS junto as gerências regionais de cada estado, estreitando o diálogo com as Fetags e a Contag, nos auxiliando no repasse de informações para os sindicatos e os trabalhadores rurais, o que melhora muito o nosso trabalho”, frisou.

A secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, enfatizou o trabalho parceiro entre o INSS e a CONTAG em prol dos direitos do trabalhador e da trabalhadora rural. “Estamos buscando formas de negociação para resolver nossas demandas, sabemos que o INSS enfrenta problemas, como a escassez de funcionários para o atendimento do segurado, mas de nossa parte enquanto Contag é garantir o direito do trabalhador rural, que é importante para a agricultura familiar e para o Brasil”, ressaltou.

Da Assessoria de Comunicação da FETAG-PB

 

 

 

Publicações relacionadas