Secretário de estado da Paraíba visita a FETAG e vai dialogar com trabalhadores rurais sobre novos projetos para a agricultura familiar

 

“Os desafios nesta nova função são enormes, mas a vontade de vencê-los é bem maior. Na secretaria, estamos para atender ao trabalhador e a trabalhadora rural, sou um companheiro que veio para promover um diálogo franco e transparente em prol da agricultura familiar”. A fala é do novo secretário de estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido na Paraíba, Bivar de Sousa Duda, que esteve nesta segunda-feira (07) na Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB).

Bivar foi empossado no cargo no último dia 27 de maio e estará na sede da FETAG-PB  nos próximos dias para atender as demandas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. “Agradeço ao presidente Liberalino por ter permitido ficar aqui, o companheiro que queira conversar com o secretário da agricultura pode vir aqui me procurar que irei atender a todos, e a partir das ideias apresentadas pelos agricultores, vamos elaborar um projeto para o estado todo, que será apresentado ao governador João Azevedo”, afirmou o secretário.

Bivar Duda é filho de agricultores familiares e conhece bem a realidade do trabalhador e da trabalhadora rural na Paraíba. Sua indicação para o cargo de Secretário de estado da Agricultura Familiar foi muito bem recebido pela categoria.

Ele é graduado em Ciências Agrárias pela UFPB, foi presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais em Santa Luzia, sua terra natal, coordenador de Políticas Territoriais do MDA no governo da presidenta Dilma Roussef, do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, pelo sistema FETAG/CONTAG, gerente de desenvolvimento econômico da Prefeitura de Santa Luzia e consultor estadual de políticas territorial rural.

Bivar Duda na entrega dos equipamentos para agricultura familiar. Foto: SecomPB.

“Um dos nossos principais desafios é vencer a pandemia. Na agricultura, temos desafios em diversas áreas, como o acesso à terra, ao crédito fundiário, a distribuição das sementes criolas, o acesso as linhas de crédito, melhorar também a produção, comercialização e transporte dos produtos oriundos da agricultura familiar. Minha missão na secretaria é melhorar a vida do agricultor, no local onde ele mora e produz junto com a sua família”, ressaltou. Em relação a isso, o secretário informou sobre a entrega de equipamentos que devem beneficiar a agricultura familiar na Paraíba, realizada nesta segunda, no Centro de Convenções, em João Pessoa. Ao todo, foram entregues 49 caminhões, sendo 39 refrigerados e 10 de carga seca, além de balanças e de piso, freezers, computadores, impressoras, entre outros.

A ação faz parte de um convênio com o governo federal e deve beneficiar 84 municípios paraibanos vinculados ao Programa de aquisição de alimentos (PAA), na modalidade compra simultânea. O investimento foi da ordem de R$ 9,9 milhões, com contrapartida do Estado de R$ 420 mil reais.

Publicações relacionadas