Confederação de Trabalhadores Rurais promove debates sobre a Amazônia, Agricultura Familiar e Meio Ambiente

 

Neste sábado, 05 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Um ato político em Defesa da Amazônia e seus Povos será realizado a partir das 15h. A Semana do Meio Ambiente 2021 teve início na terça-feira (01) e vai até este sábado, com uma série de atividades em defesa da região e dos povos tradicionais que nela habitam. A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) participou de três painéis, “Amazônica, Mulheres e Meio Ambiente”, “Amazônia, Juventude e Meio Ambiente” e “Amazônia, Agricultura Familiar e o Meio Ambiente”.

A semana é um momento de imersão na Amazônia, debatendo e integrando objetivos estratégicos e ações imediatas, especialmente, no que diz respeito aos efeitos e consequências da pandemia sobre as populações mais vulneráveis.

A expectativa é que as atividades contribuam para a definição de uma agenda unificada de mobilizações e lutas no segundo semestre de 2021, vinculada às necessidades e pautas concretas dos diferentes segmentos sociais e econômicos que formam o conjunto de atores engajados e comprometidos com uma Amazônia justa, solidária e sustentável.

“Todos os debates e as proposições que vierem ao longo desta Semana do Meio Ambiente 2021 serão fundamentais para fortalecer a atuação da CONTAG, Federações e Sindicatos filiados, e demais organizações que atuam na defesa e implementação de áreas protegidas, no apoio às comunidades, sejam elas de agricultores e agricultoras familiares, extrativistas, povos indígenas ou quilombolas, no sentido de desenvolvermos ações em defesa desses territórios e do uso sustentável da floresta”, ressalta a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti.

Na quinta-feira, 03, a CONTAG promoveu o painel “Amazônia, Agricultura Familiar e o Meio Ambiente”. O painel teve a participação do secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto), e foi mediado pela secretária de Meio Ambiente da Confederação, Sandra Paula Bonetti.

“A CONTAG através das suas 27 Federações e dos seus mais de 4 mil Sindicatos filiados, defende o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. O nosso projeto político tem como centro a questão ambiental e a defesa da vida. Portanto, ao contrário do atual governo federal que contribui com os ‘grandes projetos econômicos’ e os seus consequentes impactos ambientais e aos povos do campo, da floresta e das águas, nós, defendemos o meio ambiente e os territórios amazônicos e de todo o Brasil”, pontua o secretário de Formação e Organização Sindical da Confederação, Carlos Augusto Silva (Guto).

O secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG ressaltou ainda a importância da construção de alianças com outros movimentos para garantir o fortalecimento da Agricultura Familiar na Amazônia, e denuncia os constantes ataques aos territórios indígenas.

O painel contou também com as contribuições de: Divina Lopes (Coordenação Nacional do MST na Amazônia); Tatiana Sá (ABA-Agroecologia); Francisco Kelvin (MAB); Josep Iborra Plans (Zezinho) Articulação CPT’s da Amazônia; Fabio Pacheco (Articulação de Agroecologia da Amazônia – Ana Amazônia); Tainá Marajoara (Rede Rama de Cultura Alimentar); do deputado federal Pedro Uczai (PT/SC). E do deputado federal Airton Faleiro (PT/PA) que coordena o Fórum em Defesa da Amazônia e Amazônia e é um organizadores da Semana do Meio Ambiente 2021.

A CONTAG contribuiu na quarta, 02, com os painéis: “Amazônica, Mulheres e Meio Ambiente”, e “Amazônia, Juventude e Meio Ambiente”, através da suplente da secretária de Mulheres da CONTAG, Carmen Foro, e da secretária de jovens da Confederação, Mônica Bufon. O painel da Juventude contou também com a participação de outros/as jovens do Sistema Confederativo, Melissa Vieira, da FETAGRI-MT e Raimundo Mendes, da FETACRE.

Da Assessoria de Comunicação da FETAG-PB, com Assessoria de Comunicação da CONTAG.

 

Publicações relacionadas