CONTAG faz planejamento estratégico da nova diretoria com a participação de todas as Federações dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Brasil

 

Até a próxima sexta-feira (18), a nova diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) realiza a Oficina de Elaboração do Plano Estratégico para a Gestão 2021-2025. A atividade acontece por meio de plataforma virtual com a participação da diretoria efetiva, suplentes da diretoria, conselho fiscal (titular e suplente), assessoria e assistentes da Confederação e dirigentes e assessoria das Federações filiadas. A segunda secretária de mulheres da FETAG-PB, Marleide Fernandes da Silva, participa da formação. Ela faz parte do Conselho Fiscal da CONTAG, na condição de primeira suplente.

A programação conta com vários momentos de exposições, debates, trabalhos em grupos e proposições. No primeiro dia (14), após a mística e abertura política, o professor Arilson Favareto apresentou alguns resultados da pesquisa realizada junto aos delegados e delegadas do 13º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (13º CNTTR) e foi feito um debate sobre os desafios colocados para a organização e ação sindical a partir dos apontamentos dessa pesquisa. A professora e educadora popular, Socorro Silva, fez uma exposição e reflexão sobre os desafios da representação e da representatividade das entidades sindicais do MSTTR.

A terça-feira (15) foi dedicada à análise de contexto e dos desafios. A primeira apresentação foi do professor Márcio Pochmann, presidente do Instituto Lula, que discutiu com os participantes sobre o contexto geral brasileiro, cenários, tendências, desafios e suas implicações para o movimento social e sindical. A segunda apresentação tratará do contexto brasileiro referente à agricultura familiar, apontando os desafios para o setor e para o MSTTR. Esse momento contará com a participação do professor Sérgio Schneider. Após as duas exposições, os (as) participantes irão se reunir em grupos para aprofundar o debate e identificar os desafios estratégicos do movimento sindical para os próximos quatro anos.

A programação segue nesta quarta-feira (16) com a temática dos desafios estratégicos e diretrizes para 2021-2025. Haverá um momento de resgate do Plano Estratégico da gestão anterior (2017-2021) e breve avaliação do período. A partir desse balanço, a proposta é atualizar os desafios estratégicos e as diretrizes da CONTAG (internos e externos) para o período 2021-2025, identificando, inclusive, as convergências.

Na quinta-feira, quarto dia da oficina (17), a programação será dedicada às prioridades e ações para o período de 2021 a 2023. Serão feitos trabalhos em grupos para definir as prioridades e ações à luz dos desafios e diretrizes e o debate será aprofundado em formato de plenária.

Já para o último dia da oficina (18) estão previstos a revisão do Plano de Ação para 2021-2023, os acordos finais e avaliação da Oficina.

Na abertura política, o presidente da CONTAG, Aristides Santos, destacou a importância dessa oficina para os rumos do MSTTR nos próximos anos. “O planejamento não é só da CONTAG, é para todo o conjunto do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG). Estamos com grandes expectativas e, dessa vez, estamos envolvendo toda a Diretoria e Conselho Fiscal (titulares e suplentes), pois queremos fazer uma gestão mais integrada”, reforçou Aristides.

A secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, completou que o planejamento acontece em um momento muito desafiador para o movimento sindical e para o País. “Estamos vivendo essa pandemia tendo à frente do Brasil um governo negacionista e iniciamos 2021 com o aprofundamento da crise econômica e sanitária. Fazer o planejamento não será uma missão fácil, mas temos a expectativa de que será uma semana produtiva, mesmo sendo uma oficina por plataforma virtual”, espera Mazé.

 

FONTE: Assessoria de Comunicação da Fetag-pB, com Assessoria de Comunicação da CONTAG

 

Publicações relacionadas