Agricultura Familiar: o caminho para o combate a Desertificação

As Organizações das Nações Unidas (ONU) proclamou em 1995, o 17 de junho, como o Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação , com o objetivo de promover uma reflexão pública sobre a cooperação internacional no combate à desertificação e os efeitos da seca.

 

Segundo a ONU, a desertificação é “a degradação da terra nas regiões áridas, semiáridas e secas, resultante de vários fatores, entre eles as variações climáticas e as atividades humanas”.

 

Dentre as causas da desertificação, podemos destacar o desmatamento; a construção de áreas de pastagem para grandes fazendas pecuaristas; uso do solo de maneira inadequada a serviço do agronegócio; má utilização de mananciais de água; atividade mineradora e seus impactos ao solo e a biodiversidade no local e arredores em que se instala e as queimadas.

 

No Brasil, esse processo de degradação contínuo e atualmente incentivado pelo governo federal tem tornado os biomas do país em grandes desertos. Como exemplos, podemos citar as queimadas no Pantanal, atendendo a interesses de pecuaristas, que tentam ampliar suas grandes fazendas nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; o desmatamento acelerado na Floresta Amazônica para dar lugar às mineradoras, às barragens e ao latifúndio; a implantação do MATOPIBA – nova fronteira de expansão das plantações da monocultura de soja e eucalipto, no Cerrado e Caatinga, em especial, nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia; a extinção permanente da mata atlântica em detrimento da urbanização, o que se acentua ainda mais com a especulação imobiliária; a plantação em larga escala de eucalipto e pinho, comprometendo a existência dos biomas dos pampas e floresta de coníferas originais, no Sul do país.

 

Para se contrapor a essa forma exploratória dos biomas, praticada pelo agronegócio e pelas “grandes” empresas e empreendimentos, com o incentivo do governo federal e, atendendo aos interesses do capital nacional e internacional, a Agricultura Familiar mantém historicamente práticas do desenvolvimento viável e sustentável para a preservação do meio ambiente, contribuindo com a diminuição da desertificação no Brasil.

 

Para a secretária do Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Bonetti, a agricultura familiar tem garantido, ao longo dos séculos, a preservação da biodiversidade e a conservação do meio ambiente e do solo. “Com a nosso jeito de ser, temos preservado a vida e os biomas e, ainda levamos às mesas do Brasil uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente”.

 

A CONTAG destaca, neste Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação. que é importante lembrar e refletir que o que está em jogo no Brasil são dois projetos políticos. De um lado, o projeto exploratório causador da desertificação, defendido pelo agronegócio e pelas “grandes” empresas e apoiado pelo governo federal. O outro é o projeto proposto pela Agricultura Familiar través dos Sindicatos, Federações e a CONTAG (Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS), em que os(as) agricultores e agricultoras familiares nos seus territórios rurais, em todo país, primam pela conservação da biodiversidade, num mundo no qual a humanidade e outras espécies permanecem vivas e convivendo em harmonia.

Da Assessoria de Comunicação da FETAG-PB, com Assessoria de Comunicação da CONTAG

Publicações relacionadas