CONTAG destaca relevância das Práticas Integrativas em Saúde e fortalecimento do SUS em abertura de Seminário Nacional

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) participou nos dias 29 e 30 de setembro, quarta e quinta-feira, respectivamente, da primeira edição do Seminário Nacional sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), realizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). O objetivo é reforçar a importância das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) na consolidação do projeto político defendido pelo Sistema Confederativo CONTAG.

“Nós, do Sistema Confederativo CONTAG (Sindicatos, Federações e CONTAG), temos protagonizado a luta por um desenvolvimento rural que seja sustentável e solidário. É importante afirmar que o nosso projeto político (Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário) inclui a luta em defesa da Saúde Pública e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), visando assegurar o direito e a universalização do acesso aos serviços em Saúde de boa qualidade para todas as pessoas que vivem e trabalham no campo, nas águas e nas florestas. E as práticas integrativas já fazem parte do modo de vida dessas pessoas que vivem no meio rural, sendo fundamentais para a Agricultura Familiar. Portanto, as PICS são essenciais na consolidação do nosso projeto político e na garantia de vida digna para os povos do campo”, ressaltou na abertura do Seminário, a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.

O Seminário tratou de temas como a Legislação de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e a implantação de PICs nos estados.

Na noite do primeiro dia do Seminário, a CONTAG também esteve presente no debate “15 anos de PICS: Promoção da Saúde e Autocuidado no SUS”.

A CONTAG, a partir de uma parceria com a Universidade Federal do Recôncavo Baiano, promoveu cursos sobre as PICs para as cinco regiões brasileiras, formando 84 multiplicadores(as) e ajudando a elaborar 19 planos de ação em PICS a serem implantados em 19 estados do Brasil. A FETAG-PB foi uma das federações participantes. Os 84 multiplicadores(as) criaram as bases para a constituição de uma rede nacional de práticas integrativas e complementares em Saúde. “Nesse sentido, temos feito o embate em defesa das PICS dentro do Conselho Nacional de Saúde e na Comissão de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Conselho, onde a nossa Confederação tem assento. E temos também trazido fortemente a defesa das PICS, na Marcha das Margaridas, ação estratégica realizada pela CONTAG em parceria com várias organizações”, frisou no debate, o assessor da CONTAG, Antônio Lacerda Souto.

A mesa temática “15 anos de PICS: Promoção da Saúde e Autocuidado no SUS” foi coordenada pela assistente da CONTAG e educadora popular da ENFOC, Cláudia Maria.

Na quinta (30) às 19h, a agricultora familiar e educadora popular da ENFOC, Josefa Ataides, relatou a sua experiência com ervas medicinais e a importância da agroecologia.

O Seminário Nacional sobre as (PICS) reuniu representantes de organizações populares, pesquisadores, especialistas em diferentes práticas integrativas, representações de conselhos profissionais, comunidades de PICS, ativistas dessas práticas e da educação popular em saúde, além de gestores e referências técnicas na implantação da política.

Sobre as PICS

Institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC), as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, a partir de práticas, como a escuta acolhedora, o desenvolvimento do vínculo terapêutico e a integração das pessoas com a sociedade e o meio que as cercam. Alguns exemplos de PICS são: acupuntura, plantas medicinais e fitoterapia, dança circular, meditação, cromoterapia, terapia de florais, entre outras.

▶ Assista a abertura e o 1º dia do Seminário AQUI

Assessoria de Comunicação da Fetag-PB (Mabel Dias), com informações da Assessoria de Comunicação da CONTAG (Barack Fernandes)

 

Publicações relacionadas