15 de outubro: Dia da Trabalhadora Rural

 

O Dia da Mulher Trabalhadora Rural é celebrado anualmente no dia 15 de outubro. Uma data para refletir sobre os grandes desafios colocados às mulheres e reconhecer o protagonismo das mulheres trabalhadoras rurais agricultoras familiares na proteção das sementes, na reprodução da vida, na produção de alimentos saudáveis e diversidade nutricional da alimentação, na prática da agroecologia e, de uma forma mais ampla, para o desenvolvimento sustentável, saudável e solidário dos territórios rurais.

As trabalhadoras rurais agricultoras familiares representam 45% da força de trabalho e contribuem com mais da metade da produção de alimentos consumidos no País, segundo o Censo Agropecuário 2017 (IBGE). Mesmo com toda essa contribuição para a garantia da soberania e segurança alimentar da população e para o bem-viver das comunidades rurais, elas estão entre as mais impactadas pelo desmonte das políticas públicas voltadas à agricultura familiar e pelas consequências impostas pela pandemia da Covid-19.

Para a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, apesar de todos os desafios, as mulheres trabalhadoras rurais agricultoras familiares seguem firmes na luta e reafirmam, nesta data, os princípios contidos na Plataforma da Marcha das Margaridas que dialogam com a agroecologia, com a sustentabilidade ambiental, social e econômica, com a produção de alimentos saudáveis, desigualdade de gênero, o direito à terra, ao território e às políticas públicas, entre outros.

“Essa data é muito simbólica por reconhecer o trabalho e as conquistas das mulheres agricultoras familiares. Que nós mulheres continuemos a inspirar gerações, realizar os nossos sonhos, alimentar as nossas lutas e fortalecer os nossos propósitos”, destacou Mazé.

Viva as mulheres trabalhadoras rurais agricultoras familiares!

FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi

Publicações relacionadas