Conselho da FETAG-PB realiza assembleia para alteração no estatuto da entidade

 

Foto: Mabel Dias

Em Assembleia Extraordinária realizada nesta quarta-feira (20), os dirigentes dos sindicatos rurais aprovaram as modificações no estatuto da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB). A atividade aconteceu na sede da FETAG-PB, em João Pessoa, sendo realizada de modo presencial e online, seguindo todos os protocolos sanitários e os decretos governamentais para prevenção da COVID-19.

A assembleia foi coordenada pelo presidente da Federação, Liberalino Ferreira.

Os pontos alterados no estatuto da entidade foram os relacionados à inserção do termo da representação sindical profissional da entidade para a categoria dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, ativos e aposentados, proprietários ou não, que exerçam suas atividades no meio rural, individualmente ou em regime de economia familiar, nos termos do Decreto Lei 1166/1971, em área inferior ou igual a 2 (dois) módulos rurais, no Estado da Paraíba. Também foi feita a alteração estatutária da denominação da Federação para Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba – FETAG-PB e todas as outras alterações estatutárias decorrentes dos itens anteriores.

Foto: Mabel Dias

“A diretoria da Fetag decidiu, com suporte da assessoria jurídica, tanto da Federação quanto da Contag, acrescer e acrescentar estas alterações estatutárias, garantindo assim a segurança e a representatividade jurídica da categoria diante do instrumento que regula o seu conselho,e desta forma, obter respaldo perante o Ministério do Trabalho como representante jurídica da agricultura familiar, e assim foi feito com o conselho da federação, que é composto pelos 214 sindicatos filiados”, explicou a assessora jurídica da FETAG-PB, Geane Lucena.

Na ocasião, os diretores da FETAG-PB apresentaram as ações que cada secretaria tem realizado este ano para a juventude, terceira idade, mulheres, formação sindical, assalariados e agricultura familiar e agrícola.

Como estamos no mês do Outubro Rosa, que marca a campanha de prevenção e conscientização do câncer de mama, a FETAG-PB, por meio da Secretaria de Mulheres, conseguiu a realização de mamografias para trabalhadoras rurais no Centro do Diagnóstico do Câncer (CEDC), em João Pessoa. A secretária de Mulheres, Ivanete Leandro, pontuou durante a Assembleia a importância das agricultoras familiares realizarem o auto exame periódico e a mamografia anualmente, como também o apoio dos homens para esta causa. Logo na entrada do evento, foram distribuídos laços rosas, um dos principais símbolos da campanha, e camisas alusivas ao Outubro Rosa.

Assessoria de Comunicação da FETAG-PB – Mabel Dias

Publicações relacionadas