Secretária de Política Agrícola da CONTAG informa que políticas públicas direcionadas aos agricultores e agricultoras familiares estão sendo desmontadas no Brasil

Em entrevista ao jornalista Barak Fernandes, no programa A voz da Contag, a secretária de Política Agrícola, Vânia Marques, avaliou os novos caminhos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

De acordo com a secretária, nem todos os agricultores e agricultoras familiares têm conseguido acessar as políticas públicas direcionadas a este público. “Há problemas na condução e também alcance dos programas e das políticas voltadas para o meio rural, com um grupo que não tem conseguido acessar seus direitos. Nós estamos diante de um desmonte de algumas políticas e programas, por isso a necessidade de avaliar o que temos, qual o seu alcance, o que podemos melhorar e qualificar, e quais políticas e programas devem ser criados a partir das demandas locais, territoriais e regionais da população que vive e trabalha no campo”, afirmou.

A secretária de Política Agrícola da CONTAG também contextualizou a agricultura familiar brasileira e apresentou as ações propostas pela Década da Agricultura Familiar.

O documento que avalia o Pronaf foi proposto durante o 13° Congresso Nacional da CONTAG, realizado em abril de 2021, e aprovado na reunião do Conselho deliberativo da Confederação, no final do ano.

Vânia Marques afirmou que a agricultura familiar é diversa, com várias formas de produzir, e leva em consideração as diferenças regionais e os biomas brasileiros. “A agricultura familiar brasileira é formada por homens e mulheres, que em seus núcleos familiares envolvem desde jovens até as pessoas idosas, produzindo coletivamente. E é essa agricultura familiar que alimenta a população brasileira, gerando emprego e renda no campo, ao mesmo tempo em que produz, busca também preservar o meio ambiente”, ressaltou.

 

 

Publicações relacionadas