FETAG-PB participa da terceira jornada de monitoramento e avaliação da Campanha Nacional de Sindicalização “Sindicato de Portas Abertas”

Nos dias 25 e 31 de março e 1º de abril foi realizada a terceira jornada de Oficinas de Monitoramento e Avaliação das Ações da Campanha Nacional de Sindicalização “Sindicatos de Portas Abertas”, por plataforma digital. O objetivo foi acompanhar, avaliar e estimular a implementação das ações da campanha e os resultados parciais alcançados entre janeiro de 2021 e março de 2022.

A metodologia adotada pela CONTAG foi a mesma da primeira e da segunda jornadas, realizadas em julho e em novembro de 2021, dividindo as 27 Federações em três grupos para que fosse possível fazer uma boa escuta e um bom debate com a participação de todos e todas.

No dia 25, participaram os estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Tocantins. A Paraíba participou no dia 31, com os estados do Espírito Santo, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul e Sergipe. No dia 1º de abril, aconteceu com os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

O público prioritário foi a Diretoria ampliada, assessoria, funcionárias(os) das Federações; coordenadores(as) e assessores(as) Regionais da CONTAG; coordenadores (as) e assessores(as) de Polos e Regionais Sindicais; dirigentes, lideranças e funcionários(as) dos Sindicatos e Delegacias Sindicais responsáveis diretos pelas ações da campanha; Comissões Estadual e/ou Municipais de Mulheres; Comissão Estadual da Juventude; Coletivo Estadual da Terceira Idade; Rede de Educadores e Educadoras Populares; e Coletivo Nacional de Comunicação.

Na abertura das três oficinas foi lançado o vídeo oficial da Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas, que valoriza a cultura popular dos povos do campo, da floresta e águas.

Ao longo dessas três oficinas, a CONTAG vivenciou mais um bom momento de escuta sobre a realidade dos estados, principalmente em tempos de pandemia, já com sinais de melhora do cenário com o avanço da vacinação. Dialogamos sobre as ações realizadas, os desafios, as estratégias de enfrentamento e resultados obtidos até o momento. Foi uma experiência fantástica ver que as Federações e Sindicatos abraçaram a Campanha Nacional de Sindicalização, ver que estão motivadas e ver que estamos no caminho certo. Mas, precisamos avançar ainda mais nas nossas metas”, avaliou o secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Souto.

Nessa escuta, foi possível identificar como avanços o aumento no número de sindicalizados(as), de adesões dos Sindicatos ao SisCONTAG e ao Fundo de Amparo Social, investimento em comunicação, empenho na regularização das entidades sindicais, na realização de jornadas formativas, de atividades específicas com a terceira idade, entre outras ações e avanços.

Como desafios, a maioria apontou que está retomando as atividades presenciais, com visitas às comunidades rurais, fechando parcerias no comércio local e outros convênios, utilização de programa de rádio e outros materiais de comunicação, por exemplo.

A CONTAG apresentou a proposta de repactuação de metas e prazos da campanha e destacou a importância de potencializar a Campanha Nacional de Sindicalização com a realização da 2ª etapa das Oficinas de Base. “Estamos bem animados com a Campanha e pelos resultados que já estão sendo alcançados. Sabemos que alguns estados e municípios precisam de apoio, mas juntos somos mais fortes e vamos fortalecer ainda mais a agricultura familiar e o movimento sindical. A efetividade da campanha depende do empenho e do compromisso de cada um(a). O MSTTR é feito de desafio e ousadia e sabemos que temos uma capacidade gigante de enfrentar todas as adversidades”, avaliou a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG (Verônica Tozzi).

Publicações relacionadas