FETAG-PB participa de Encontro Estadual dos Territórios Rurais, em João Pessoa

A secretária-geral Cleide Araújo está representando a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB) no Encontro Estadual dos Territórios Rurais, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e os projetos vinculados Cooperar e Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), nesta terça-feira, 2 de junho. O evento está sendo realizado no auditório da Academia de Polícia da Paraíba (Acadepol), na PB-008, em João Pessoa, devendo reunir cerca de 300 pessoas.

Devem participar do evento os 15 territórios georreferenciados pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, com o objetivo de discutir ações e contribuir no fortalecimento da agricultura familiar com enfoque na inclusão produtiva das institucionalidades territoriais para gestão e controle social das políticas públicas.

A Paraíba é dividida em 15 territórios rurais, que escolhem suas demandas prioritárias – trabalhando políticas comuns entre os municípios agregados por cada território –  e as encaminha ao Governo do Estado. O objetivo é que as políticas públicas para agricultura familiar cheguem mais fortalecidas para a população rural.

Durante o Encontro Estadual dos Territórios Rurais, será lançada a 1ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar (Fenafes), que vai acontecer em Natal (RN) de 15 a 19 de junho com previsão de participação de 150 cooperativas e associações, 500 expositores e expositoras e público de 10 mil pessoas. A Feira vai proporcionar definições de ações estratégicas para o Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS) com abordagem territorial atualizada.

PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO ESTADUAL DOS TERRITÓRIOS RURAIS:

Lançamento e Divulgação da 1ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar.

Abertura:

8h às 9h – Acolhimento, Credenciamento e Visitação à Feira

9h às 12h – Formação da Mesa da Plenária

 

Mística de acolhimento;

Apresentação de Resultados:

Territórios Rurais

Procase

cooperar

Seafds

IICA

Fala e posicionamento da Mesa de autoridades

ALMOÇO

13h30 – Trabalho em Grupo sobre a Carta Política dos Territórios Rurais da Paraíba

Trabalho em Grupos

Políticas Públicas Geradoras de Bem-Comum

Tecnologia, Inovação e Ater

Comercialização

Créditos e Projetos

Organização social – Territórios, CMDRSs e CEDRS para Gestão das Políticas Públicas

Públicos Especiais

O que fazer para materializar estas políticas?

Apresentação dos resultados

16h – Encerramento

Mabel Dias – assessoria de comunicação da FETAG-PB, com informações das assessorias de comunicação da Secretaria da Agricultura Familiar da Paraíba e da CONTAG.

Publicações relacionadas